Moradores se depararam com o fenômeno logo nas primeiras horas da manhã

O surgimento de uma espuma de origem desconhecida chamou a atenção, na manhã desta sexta-feira, 17, de moradores do bairro Vinosul, no Vale dos Vinhedos. É o caso da massoterapeuta Andréa Valduga, que registrou o fenômeno em fotos e vídeo, e disse que entrou em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, relatando o caso.

De acordo com Andréa, a espuma tomou conta do rio que passa pela propriedade de Alcino Valduga, e a quantidade era tão grande, nas primeiras horas da manhã, que os bueiros não foram suficientes para dar vazão. “Tem até um ratão do banhado morto, aqui. Não sei se é por causa dessa espuma”, disse. Segundo ela, a origem pode estar em empresas que ficam mais acima, na região do bairro Santa Rita e próximas da BR-470.

Uma equipe da secretaria esteve no local pouco antes do meio dia e disse ter até uma suspeita acerca da origem da poluição. “Eles não falaram de onde vem, mas disseram que é produto químico”, informou a massoterapeuta. No começo da tarde desta sexta, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura confirmou que os servidores estiveram no local.

Segundo disse, “os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente estiveram verificando o local e estão analisando as possíveis causas para o surgimento da espuma no arroio”. Não foi confirmado se o produto é químico ou não, nem se pode causar danos à saúde das pessoas. “Não é possível afirmar nada sem a informação”, reiterou, sem confirma a abertura, ou não, de processo de investigação.

Fotos: Reprodução