O Tribunal de Justiça Esportiva julgou, em grau de recurso, o caso de racismo que envolveu o juiz Márcio no jogo contra o Veranópolis. O Esportivo havia sido condenado a multa de R$ 30 mil e perda de mando de campo de cinco jogos. O tribunal condenou o Esportivo com a perda de nove pontos, multa de R$ 30 mil e inversão mando de campo de seis jogos. Com a perda de pontos o Esportivo está rebaixado e deverá, em 2015, disputar a divisão de Acesso (segunda divisão) do Gauchão. Cabe recurso da decisão para o Tribunal do Rio de Janeiro, mas dificilmente essa decisão será modificada para melhor.

Foi muito grave o que aconteceu no Montanha dos Vinhedos, o caso teve repercussão na imprensa nacional e internacional e agora terá nova e negativa repercussão com o agravamento da pena. Não se sabe dos autores da agressão e ato criminoso da destruição do carro do juiz, nem a direção identificou os autores e nem a polícia no andamento do inquérito. Foi, sem dúvida, analisadas as circunstâncias, um ato muito bem planejado, executado por mais de quatro pessoas. As razões podem ser de ordem política, para prejudicar o clube, por vingança, ou por interesses de ver o clube rebaixado.

Era um jogo de risco e o clube não tomou suas precauções de proteger a pessoa e o patrimônio dos juízes. Pagou tributo por isso, porque um dos requisitos da boa administração é a previsibilidade.