Jogo contra o time do Remo-PA ocorre no Montanha dos Vinhedos, às 20h

O Clube Esportivo Bento Gonçalves entra em campo hoje, 17 de março, diante do Clube do Remo-PA, com um único objetivo: vencer. A partida está agendada para às 20h, no Montanha dos Vinhedos, sem a presença de público. De acordo com o formato atual da competição, a primeira fase é disputada em jogo único, com mando de campo do clube menor ranqueado pela CBF. Assim, no jogo em Bento Gonçalves, a vitória garante o Esportivo na próxima fase – empate ou derrota elimina os donos da casa. Se avançar, encara o vencedor do confronto entre Guarany de Sobral-CE e CSA-AL.

O triunfo significa muito mais do que igualar o feito de quase 16 anos atrás, quando o time chegou à segunda fase da competição nacional – simboliza a possibilidade de garantir investimentos em sua estrutura e até mesmo completar o orçamento para confirmar presença no Campeonato Brasileiro Série D em 2021. Para concretizar esse sonho, o clube adentrou a semana decisiva com foco total na preparação para a partida. Dentro de campo, o técnico Luiz Carlos Winck alinha os últimos ajustes com os jogadores que vêm disputando o Campeonato Gaúcho. Nos bastidores, a direção projeta as possibilidades que podem se tornar realidade com a passagem de fase. “Além do resultado financeiro, a Copa do Brasil enaltece todo o trabalho que vem sendo feito. Hoje, estamos sendo vistos por todo o Brasil. É um momento muito importante para o clube, são quantias elevadas que estão em jogo, que nos permitem ampliar os investimentos”, pontua o presidente alviazul, Laudir Miguel Piccoli.

A ideia é potencializar ainda mais os recursos destinados para as categorias de base – que, atualmente, contam com crianças e adolescentes entre 5 e 15 anos, na Escola de Futebol, e jovens de até 17 anos nas categorias que lançam atletas para o elenco profissional. “Nossa intenção é investir ainda mais em estrutura e profissionais. Fazer com que a base alimente o time principal, que os jogadores adquiram uma identidade. E, nesse sentido, a Copa do Brasil é fundamental”, acrescenta.

Outro ponto importante é a participação na Série D. “Passando de fase, poderemos participar. No momento, estamos com 50% do orçamento para a competição. Com a cota da segunda fase, chegaremos aos 100%, garantindo um orçamento mais folgado”, explica Piccoli. O Esportivo faz parte dos times do Grupo III, na ordem do Ranking da CBF. Por isso, caso supere o Remo, receberá R$ 675 mil como bonificação.

Foto: Kévin Sganzerla