O Clube Esportivo recebeu o União Frederiquense na tarde deste domingo, 25, no Parque Montanha dos Vinhedos. Atuando sob pressão após duas derrotas, o alviazul saiu em desvantagem, mas conseguiu buscar o empate diante do adversário. O gol do Esportivo foi marcado por Thiaguinho, próximo ao fim da segunda etapa.

Depois de dois tropeços, Rodrigo Bandeira, técnico do Esportivo, fez algumas alterações na escalação. Posicionou o lateral direito Thiaguinho de volante e, em seu lugar, colocou o zagueiro Eduardo. Com a posse de bola, a equipe ficava com três zagueiro, com Eduardo compondo o sistema com Fernando Cardozo e João Carlos; sem o comando do jogo, Roger Bastos recuava de sua posição de ala pela esquerda e empurrava os zagueiros, deixando o time com uma linha de quatro defensores, o que garantia mais proteção aos flancos, setor por onde o adversário tratava de atacar.

A partida foi bastante equilibrada na primeira etapa. Enquanto o União Frederiquense tinha mais efetividade e posse no meio campo, o Esportivo utilizava seus extremas para puxar o contra ataque. Fabrício e Raymond, pela esquerda e direita, respectivamente, tentavam municiar o estreante e solitário atacante Júlio Madureira. Porém, não houve efetividade de parte a parte e a etapa inicial foi encerrada sem grandes chances e com o placar zerado.

Thiaguinho atuou como volante na partida de hoje. (Foto: Lucas Delgado)

O segundo tempo iniciou de outra forma. O União aproveitou o momento de desestabilidade emocional dos jogadores a equipe de Bento Gonçalves e passou a pressionar. Luiz Müller, arqueiro do Esportivo, fez duas grandes defesas em lances de bola parada. Porém, não demorou muito e a pressão dos visitantes surtiu efeito. Aos 27 minutos o centroavante Rafael Pilões – em outros tempos conhecido por Paraíba, que veio do São Paulo-RG – recebeu a bola no meio dos zagueiro e abriu o marcador para o União.

Rodrigo Bandeira mexeu na equipe. Colocou Felipinho e Maycon – recuperado de lesão -, que foram fundamentais para elevar a porcentagem de posse de bola por parte dos donos da casa. Aos 32 o árbitro anotou um pênalti para o Esportivo. Com a intenção de alterar o cenário da rodada passada, quando o clube desperdiçou uma penalidade máxima no fim, Thiaguinho chamou a responsabilidade e pegou a bola. Deslocou o goleiro William Lago e marcou.

As equipes foram até o fim do jogo sem grandes oportunidades. Antes que houvesse qualquer grande chance, o árbitro deu por encerrada a partida com o placar em 1×1.

Ao fim do jogo, o hoje lateral direito Eduardo lamentou a situação, mas mostrou-se otimista para os próximos desafios. “Não é fácil encontrar solução ao longo do campeonato, ainda mais porque às vezes as coisas não estão encaixando. Mas o professor Bandeira sabe o grupo que tem, sabe que quando não encaixar, vamos na vontade. Uma hora vai dar certo e vamos colocar o Esportivo onde ele merece estar, avaliou.

Na coletiva de imprensa pós-jogo, Rodrigo Bandeira lamentou mais uma partida em casa sem vencer, porém leva fatores positivos na bagagem. “Precisávamos estancar a sangria de duas derrotas e conseguimos. Agora é dar uma resposta melhor com algumas peças, como o Maikon”, afirmou.

Com o empate, o Esportivo ocupa a sexta colocação, há dois pontos do grupo de classificação. A próxima partida será contra o Passo Fundo na quarta-feira, na Montanha dos Vinhedos. O horário prévio é às 20h30min, porém há a expectativa por parte da diretoria para a antecipação do jogo para às 20h.