Desde que caiu para disputar o acesso, em 2015, esta será a primeira vez que o Esportivo chega tão longe na competição ou tão perto de conquistar a vaga para retorno. Os primeiros 90 minutos da semifinal diante do Guarani iniciam amanhã, 15h30min, no Edmundo Feix, em Venâncio Aires.

Grande parte dos trabalhos da semana foram focados na prevenção contra possíveis lesões e manutenção da parte física, esta muito exigida, principalmente após a desgastante classificação diante do Lajeadense, no último final de semana.  Mas também houve tempo para ajustes na parte tática e muito estudo sobre como joga, pontos fortes e quais podem sem explorados por parte do Alviazul diante do adversário que irá atuar em casa.

O técnico Carlos Moraes fez uma avaliação sobre o que esperar do adversário. “O Guarani não troca tanto de posição como o Lajeadense. É uma equipe mais vertical e objetiva. Eles têm jogadores com mais força, na busca da individualidade e cruzamentos”, analisa.

Moraes entende que será um jogo que apresentará dificuldades ao Esportivo. “Assim como nós, eles estão há algum tempo buscando esse acesso. O jogo será muito difícil, até pelo extra-campo (atraso de salário) deles que acaba motivando ainda mais. Vamos tentar um jogo equilibrado”, projeta.

Dúvidas no time

A espinha dorsal da equipe do Esportivo pouco mudou durante a Divisão de Acesso. Porém, há sempre a possibilidade de alterações pontuais em nomes conforme o estilo de jogo do adversário. Pelo fato do Guarani utilizar três atacantes, dois deles abertos e buscando cruzamento, as dúvidas ficam nas laterais, com Bovi, que pode ocupar a vaga de Xaro, na esquerda ou se mantendo na direita, onde joga Jackson.

No meio, Robert, de maior marcação e força física pode retornar ao time na vaga de Eduardinho. Nas demais posições, o Esportivo não deve apresentar novidades.

O provável time: Jonatas; Jonas, Cleiton, Gullithy; Bovi (Jackson), Nunes, Robert (Eduardinho), Athos e Xaro (Bovi); Toni Jr e Zulu.

Retrospecto do time fora de casa no Acesso

O Esportivo atuou longe da Montanha dos Vinhedos em oito oportunidades durante a Divisão de Acesso, conquistando três vitórias, três empates e duas derrotas, aproveitamento de 50%. Nestas partidas, o Alviazul não marcou gols em quatro oportunidades. Em contrapartida, nas que foi derrotado não foi por diferença superior a um gol.

Guarani quer superar atrasos salariais pela vaga na série A

O Índio rubro-negro tem uma equipe formada por jogadores com largo retrospecto pelo futebol do interior: Alexandre Villa, Felipe Tchelé, Diego Borges, Sampson, Cristiano, Negueba e o mais recente, Negretti, que estava no Veranópolis. Junto a eles, jovens com destaque como Yuri, artilheiro do time na temporada e André.

No comando da engrenagem, Leocir Dall’Astra. Apenas no estado, teve destaque em 2011 no Cruzeiro, considerado o melhor técnico do Gauchão, e nas quatro temporadas no comando do Ypiranga de Erechim, tendo levado a equipe ao título em 2014 da Divisão de Acesso e a vaga na Série C do Brasileiro.

Dall’Astra teve uma passagem relâmpago pelo Esportivo. Em 2011 comandaria o Alviazul no acesso, mas sequer colocou o time em campo, indo embora para o ASA, do Sergipe. Em campo, bons resultados no Acesso
Nas quatro linhas, o Guarani faz uma campanha até mesmo acima do esperado. Na fase de classificação, a equipe fechou com a segunda melhor pontuação do grupo A, aproveitamento de 52,4%, com seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Nas quartas de final, a equipe enfrentou o Igrejinha, com um empate sem gols na ida e em casa, o Índio venceu por 2 a 1.

Fora dele, atraso salarial

A semana que antecedeu o primeiro confronto com o Esportivo foi tenso no Estádio Edmundo Feix: o assunto, salários atrasados. Quase que a totalidade da folha que gira em torno de R$85 mil estava sendo bancada pelo empresário do futebol Fernando Otto em uma parceria com o clube. O mesmo teve bens bloqueados, o que levou aos atrasos. Na terça-feira, 30, houve rompimento de Otto com a diretoria.

O presidente Sérgio Batista, alvo de Otto, confirmou a imprensa local que o clube tentará recursos para quitar a dívida do mês de março com os atletas. O grupo de 30 pessoas recebeu R$10 mil da receita da bilheteria para que houvesse divisão. Em virtude disso, não houve treinos em dois dias.

O time base
No esquema 4-3-3, o Guarani deve atuar contra o Esportivo com: Alexandre Villa; Peixoto, Negretti, Saulo e Augusto; Bruno Bêra, Sampson e Yuri Souza; Felipe Tchelé (Cristiano) e André.

 

Fotos: Guilherme Kalsing/Jornal Semanário e Daniel Heck/TerraFM/Reprodução