Muitos são os times do interior que ainda resistem ao tempo. Este é o caso do Esporte Clube Buratti, fundado em 1959 pelos residentes daquela localidade. O hobby mantido pelos moradores desde aquela época, existe até hoje.

Inicialmente denominado Esporte Clube Princesa Isabel, a equipe hoje leva o nome de Esporte Clube Buratti. A iniciativa da mudança de nome foi em 1995, uma forma de homenagear o local onde moram.

O coordenador do time, Valdecir Bellé, 50 anos, faz parte da equipe desde a infância. “Jogo desde os meus seis anos. Naquela época ficávamos quatro, cinco horas jogando futebol nos domingos”, relembra.

O jogador Ivanir Conci guarda até hoje a primeira camiseta da equipe. Valdecir Bellé reativou o time no ano passado, após quase dez anos inativo.

O time, que soma 62 anos, tem muitas histórias, mas para o coordenador, a melhor aconteceu em 1995, quando o Buratti foi campeão de Pinto Bandeira, em um campeonato muito disputado. “Foi emocionante. Tinha muita rivalidade entre os times. Lembro até hoje desse dia. Isso é inesquecível”, orgulha-se.

Entretanto, entre 2010 e 2017 o time ficou totalmente desativado. Foi quando Bellé decidiu puxar a frente e reativar aquilo que sempre foi motivo de alegria entre os atletas. “É um orgulho ter um lugar para o pessoal se divertir. Esse espaço estava abandonado, tinha até animais no campo. Cortei a grama e ajeitei”, conta.

Desde março do ano passado, o time voltou a ganhar vida. Com a grama aparada e verdinha, os jogadores se reúnem e garante o futebol dos finais de semana. “Ativo, contamos com uns 15 jogadores, que vem direto, mas ao todo, somos 25. Não temos dia certo para jogar, mas geralmente é no sábado de tarde ou domingo, conforme o pessoal pode”, relata.

O jogador e colaborador do time, Ivanir Conci, integra a equipe há 50 anos. Para ele, a melhor recordação está nos tempos em que os times tinham muita força. “Antigamente era uma festa. Quando chegava o domingo, íamos para algum lugar jogar bola, de carreta agrícola ou pick-up dos pais, dos avós”, compartilha.

Naquela época, Conci afirma que os jogos geravam muito movimento. “Principalmente quando tinha torneio, que era muito forte no interior. Vinha até ônibus, com pessoas de toda a região. Vinham os times de Pinto Bandeira, De Mari, São Valentim, Tuiuty, Bento, São Pedro para os torneios”, recorda.