“Mãe para mim é uma benção. A realização de um sonho. É a sensação de um amor inexplicável e sem medida. É algo da alma. Um aprendizado diário com alguém por quem você daria a vida”

Cláudia Remus, 40 anos, é mãe da Martina Remus Siqueira e professora de matemática. Ela conta que depois que a filha nasceu, tudo passou a ter sentido na vida. Em um primeiro momento, foi tomada por um sentimento de incapacidade. Os livros e teorias lidos não tinham tanta aplicação na prática. “Apesar disso, tinha em meus braços um pedaço de mim, o presente que pedi a Deus. O instinto materno fez aflorar em mim uma mulher capaz de fazer tudo pela filha”, destaca.

O período de pandemia trouxe muitos desafios e pontos positivos para o lar de Cláudia. Com a suspensão das aulas, o jeito era conciliar o trabalho como docente, as tarefas da Martina e o cuidado com a casa. “De manhã é quando conseguia trabalhar. Em média trabalhava 18 horas por dia, entre atividades como professora, mãe e dona de casa. Foi um período muito difícil, de muito aprendizado e paciência, pois é muito fácil conviver quando tem subterfúgios de atividades extras. Agora, quando não temos a possibilidade de sair de casa é mais complicado. Era eu e ela. Foi nesse período que ela se alfabetizou. Então, digo que, aos trancos e barrancos, as coisas fluíram. A gente aprende a se moldar às situações”, salienta.

Cláudia e a filha Martina

Cláudia relata que a filha é muito ativa e ficar sentada em frente ao computador por horas é difícil. “Quando falava em aula, ela reagia chorando e se escondendo. Com o tempo, criou maturidade e a gente não cedeu, nunca a deixamos faltar aula, nem que fizéssemos algumas trocas. No fim, tudo foi fluindo”, descreve.

Este ano, a mãe assumiu também a função de estar como primeira-dama do município, um desafio diário, nas palavras dela. “Ao mesmo tempo é muito prazeroso, porque é um retorno muito legal de fazer parte de algo tão importante no município onde nasceu. Vejo que para a Martina também reflete. Procuramos explicar a importância de cada coisa, seja ir a um evento, seja um dia de vacinação. Queremos que ela se sinta parte integrante. Cada dia é um aprendizado novo e também me realizo por isso”, reitera.

Foto: Arquivo pessoal