O papel da neurociência na aprendizagem

As descobertas no campo da neurociência relacionada ao processo ensino/aprendizagem é uma revolução para o meio educacional. Ela estuda como o cérebro aprende. É a compreensão de como as redes neurais são criadas no momento da aprendizagem, como também de que maneira os estímulos chegam ao cérebro e de que maneira as memórias se consolidam.

Como ocorre a aprendizagem?

A aprendizagem é a reação do cérebro aos estímulos do ambiente que ativa as sinapses tornando-as mais intensas. A cada novo estímulo consolidam as informações que se deseja, criando a memória. A neurociência nos mostra o que acontece com o cérebro no momento da aprendizagem. Sendo o cérebro o órgão responsável e primordial no processo do aprender.

Neurociência e sala de aula

Estudos na área neurocientífica, mostram que a aprendizagem ocorre quando dois ou mais sistemas funcionam de forma integrada. Assim, podemos entender como é valioso aliar a música e os jogos em atividades escolares, pois há a possibilidade de se trabalhar mais de um sistema: o auditivo, o visual e o sinestésico. Os jogos no meio acadêmico também são importantes para manter os alunos atentos, pois possibilitam estimular o raciocínio lógico, a concentração e os conceitos matemáticos.
Uma aula enriquecida com esses pré-requisitos é envolvente e dinâmica. O educador deve saber fazer uso de estratégias assertivas onde conhecimentos neurocientíficos e educação caminham lado a lado.

Dica de leitura para pais e professores

Neurociência e aprendizagem – Elvira Souza Lima

A Construção da Mente – Alexander Luria