Exercitando o cérebro nas férias
Que tal exercitar o cérebro das crianças nas férias? Pode parecer complicado, mas não é. Brincadeiras e passeios podem se tornar fortes aliados do aprendizado dos pequenos sem que eles percebam que, na verdade, estão treinando o raciocínio e a memória para iniciar o ano letivo em boa forma.

QUANTO MAIS ESTÍMULO, MAIS APRENDIZADO!
Uma criança que foi estimulada no período de descanso estará mais ágil para as atividades escolares e terá também a chance de um rendimento maior. É visível a diferença de desempenho daqueles que recebem estímulo de leitura e jogos em casa, em comparação com os filhos de pais que tornam as atividades mais simples em conhecimento.

APRENDER VIAJANDO
A primeira dica é transformar uma viagem em pequenas aulas de História e Geografia. Em uma cidade, procure localizá-la no mapa. O estímulo de contar histórias ajuda a criança a lembrar conteúdos que aprendeu na escola.

DIÁRIO
Para quem já sabe escrever pequenos textos a sugestão é estimular que façam um diário com anotações de tudo que fizeram nas férias. Além de instigar a produção de texto, o exercício facilita a execução de atividades sobre o tema.

LIVROS
Na hora de escolher livros para as férias, não há necessidade de se prender a títulos indicados pelos professores. As crianças podem passear pelas livrarias e bibliotecas e escolher o que interessar, mas é bom que os pais, antes de dar o livro, verifiquem a indicação de idade.

Dica de leitura para pais e professores

O carteiro chegou – Janet e Allan Ahlberg

Alice no telhado – Nelson Cruz