Natal: uma troca de presentes ou algo a mais?

Shoppings lotados anunciam que o Natal está chegando. Você quer que os seus filhos associem a data comemorativa a uma simples troca de presentes? Para isso não acontecer, é possível trazer o significado do Natal para a realidade das crianças, independentemente da religião. É fundamental que os pais expliquem o sentido de união, confraternização familiar e amizade, em oposição ao sentimento puramente comercial da data.

E o Papai Noel?

A prática de escrever cartinhas deve ser estimulada, pois as crianças precisam de fantasias. Para elas é muito difícil separar realidade e ficção. Por isso os pais não precisam se sentir enganando os filhos por permitir que acreditem na figura do Papai Noel.

Presentes em excesso podem gerar estresse nas crianças

O ideal é não estimular a encomenda de presentes no Natal. Se isso acontecer naturalmente, explique que são apenas sugestões, mas não há garantia de que todos os desejos serão atendidos de uma única vez. Os presentes que outras pessoas dão também têm influência sobre as crianças. Em muitos casos, são poucas crianças e sobram tios e avós querendo agradá-las com verdadeiras avalanches de presentes, que geram mais estresse do que alegrias nas datas especiais. Diante de brinquedos caros e sofisticados, é comum ver a criança buscar refúgio em um brinquedo simples e antigo.

O verdadeiro sentido do Natal

A criança aprende pelo exemplo. Viver esta época em família, recordando velhas tradições vai ensinar-lhe que o espírito de Natal está firme no amor e na entrega ao próximo, não na quantidade de presentes que há debaixo do pinheiro.

Dicas de livros para pais e professores

Filhos: seu melhor investimento (Celina Macedo)

17 contos de Natal (Editora Design)