Ele veio de longe…

Se fugiu de um lar opressor ou se caiu de um caminhão de mudanças, ninguém sabe. Talvez tenha nascido e se criado nas ruas, mas só com a proteção de um anjo da guarda de peso (um São Bernardo???), para sobreviver assim bonito e faceiro.

O que todo mundo tem certeza é que o vira-lata é extremamente afetuoso e curte a liberdade de ir e vir. E que, portanto, não aceitaria jamais ser adotado, pois isso implicaria regras, que incluem coleira, banhos, dietas, vermífugos, horários de sol e liberdade vigiada. Tudo o que ele mais odeia.
Mesmo assim o cão tem uma rotina: diariamente vai pra escola. Inclusive, ele é mais assíduo que alguns alunos. Ao chegar, pela manhã, posta-se em frente ao portão e aguarda. Se não for o primeiro da fila para entrar, ele atropela quem estiver à sua frente.

Lá dentro, é uma algazarra só. O bichinho corre, as crianças correm, as professoras correm, a diretora corre… Bom, a diretora tenta corrê-lo para fora do pátio, para evitar que ele invada as salas de aula com a maior cara-de-pau.
Eu disse “tenta”, porque o malandro usa seus truques: deita-se de patas para o ar, põe a língua para fora e fica sorrindo. Depois de desarmá-la, conta até dez para, enfim, levantar-se. E fica montando guarda em frente ao portão.

Na saída dos alunos, o peludo também se manda. Para onde? Ninguém sabe. A única certeza é que ele vai voltar…

Espaço Humanizado (II)

Em tese, a escola mudou. Se, há algumas décadas, ela era responsável pela manutenção do “status quo”, hoje tem como objetivo transformar as relações sociais, humanizando e oferecendo condições à emancipação, à participação, ao desenvolvimento de potencialidades artísticas, esportivas, culturais…

Em tese. Porque ainda se veem espaços escolares em conflito, com ações que valorizam o individualismo e a competitividade e reforçam as diferenças sociais. Alguns exemplos: atividades pedagógicas que premiam os melhores, eventos que superestimam os atributos físicos; festas juninas com cadeia onde se paga para sair… Reprodução do sistema?
Preocupante.