Grêmio

A vitória sobre o Cruzeiro na quarta-feira, 16, para além da alegria de vencer o primeiro confronto das semifinais da Copa do Brasil, trouxe preocupação. O zagueiro Geromel saiu chorando, na maca, e trouxe mau agouro aos gremistas.

Um Grêmio tranquilo, frio e calculista foi visto na vitória sobre o Cruzeiro pela Copa do Brasil: um primeiro tempo de imposição e uma segunda etapa de sabedoria. E assim foi construído o triunfo.

Com diversas oportunidades criadas na primeira etapa, o único gol da partida só foi sair aos 45 minutos. Lucas Barrios pegou o rebote oferecido pel

o goleiro Fábio e complementou a bola para o fundo da rede. O tento possibilitou uma ida ao vestiário e volta para o restante da partida tranquilas.

A segunda etapa foi de uma postura cerebral do Grêmio que aguardou o Cruzeiro tomar as ações com o intuito de explorar o contra-golpe. Os mineiros, entretanto, foram consevadores e preferiram aguardar o final da partida. Mesmo assim, perto do apito final, Marcelo Grohe garantiu a vitória do Tricolor ao fazer boas defesas.

Apesar da vitória, a saída do estádio foi tomada por um ar de consternação. O capitão Pedro Geromel saiu lesionado. Os exames do Departamento Médico do Grêmio confirmam lesão muscular na coxa direita. O zagueiro deve ficar parado por três semanas, com retorno a tempo dos duelos contra o Botafogo pela Libertadores da América.

De volta ao Brasileirão, o Grêmio vai buscar a reaproximação ao Corinthians. Porém, o calendário é inimigo do Tricolor. Dois jogos por semana impossibilitam a sequência do time titular em todas a competições.
Por isso, Grêmio, com time reserva, e Atlético-PR se enfrentam na Arena no domingo, 20. A partida é válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo começa às 11h.

Provável escalação: Grêmio x Atlético-PR: Paulo Victor; Leonardo, Lucas Rex (Bressan), Bruno Rodrigo e Marcelo Oliviera, Kaio, Jailson, Léo Moura, Lincoln e Fernandinho; Éverton. Técnico: Renato Portaluppi.

Internacional

Escalação inicial consolidada e uma série de quatro jogos com vitórias convincentes. Essas constatações funcionam tal qual uma relação de causa e efeito. A repetição do elenco rendeu ao Colorado uma situação confortável na Série B. E a perseguição ao líder América-MG segue intensa e pode ficar ainda mais acirrada com uma vitória sobre o ABC.

Oeste, Goiás, Guarani e Londrina ficaram pelo caminho do Internacional nas últimas quatro rodadas. Guto Ferreira consolidou o 11 inicial e acertou a defesa. Com exceção do triunfo sobre o Oeste, a zaga foi formada por Victor Cuesta e Klaus. O último, inclusive, marcou dois gols na última partida. A defesa sólida garante tranquilidade para o restante da equipe ser mais efetiva.

Durante a semana sem partidas para o Inter, o técnico Guto Ferreira trabalhou variações de jogadas pelo seu time. Ajudado pelos auxiliares Odair Hellmann e André Luis, o técnico colorado pediu para os jogadores encontrarem alternativas às jogadas tradicionais. O Inter que antes era refém das bolas alçadas na área, passa a criar jogadas de outras formas.

Durante a semana outra situação movimentou o Beira-Rio. Foi o pontapé inicial do plano de sócios “Academia do Povo”. Torcedores com renda de até dois salário mínimos ou participantes de programas sociais podem entrar no quadro social pagando R$10 e ingressos também pelo mesmo valor. Segundo o movimento “Povo do Clube”, o novo plano é uma chance de reaproximar o Internacional de suas origens humildes.

No futebol, o Internacional viaja a Natal, no Rio Grande do Norte, para enfrentar o ABC. O adversário venceu o Colorado no primeiro turno, mas hoje ocupa a lanterna do Campeonato Brasileiro Série B. Internacional e ABC enfrentam-se pela 21ª rodada da Divisão de Acesso nacional hoje, 19, no Estádio do Frasqueirão.

Provável escalação: ABC x Internacional: Danilo Fernandes; Cláudio Winck, Klaus, Victor Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado, Edenílson, William Pottker, D’alessandro e Eduardo Sasha; Leandro Damião. Técnico: Guto Ferreira.