GRÊMIO

Uma das semanas mais importantes para o ano do Tricolor se aproxima – e com ela, as decisões da Libertadores da América. Antes disso, o Grêmio tem jogo pelo já decidido Campeonato Brasileiro. Contra o quarto colocado Santos, os reservas do Grêmio serão os responsáveis por tentar manter a segunda colocação da equipe no torneio nacional.

Ainda na tentativa de manter a vice-liderança e seus consecutivos prêmios financeiros pelo rendimento e colocação final no Brasileirão, o Grêmio tem tarefa difícil contra outra equipe que também anseia por essa situação. Embora os momentos sejam distintos – enquanto os gaúchos vivem fase excelente, os paulistas estão pressionados -, cinco pontos separam as equipes.

Portanto, é do interesse do Santos vencer o jogo para diminuir a diferença e afastar de vez a possibilidade de conseguir a classificação apenas para a fase preliminar da Libertadores – o que acarreta em mais custos e um calendário mais apertado.

Com o foco total na decisão do continental, que acontece no meio de semana, o tricolor utiliza time 100% reserva. A surpresa, entretanto, é a provável escalação de Michel como principal volante. Isso significaria a consolidação de Jaílson como o trinco titular diante do Lanús. Renato Portaluppi afirmava não ter um time completamente definido para as decisões, e a entrada do garoto da base, nascido em São Gabriel, prova a tese do professor.

Ainda sobre as finais da Libertadores da América, que acontecem nas quartas-feiras, 22 e 29, em Porto Alegre e Buenos Aires, respectivamente: os torcedores do tricolor encerraram os ingressos para os dois jogos. Portanto, os gaúchos terão o apoio completo de seus torcedores.

Pelo Brasileirão, o Grêmio encara o Santos amanhã, 19, às 19h, na Vila Belmiro.

Provável Grêmio (x Santos) – Paulo Victor; Leo Moura, Rafael Thyere, Bressan, Leonardo; Michel, Cristian, Kaio, Cícero, Everton; Jael. Técnico: Renato Portaluppi


INTERNACIONAL

Finalmente o Inter pode respirar aliviado neste 2017. Na terça-feira, 14, o colorado empatou com o Oeste, em Barueri, e confirmou sua participação na Série A do próximo ano. O alívio, entretanto, é bem diferente daquele que se imaginava. Sem glamour, com diversos problemas e ainda a grande possibilidade de não conseguir o quase que obrigatório título da divisão de acesso ao Brasileirão 2018.

A confirmação veio após o empate sem gols com o Oeste. O Inter garantiu um lugar entre os quatro melhores da competição. Ainda que a campanha no ano não tenha sido a esperada pelos torcedores, a volta para a Série A foi bastante comemorada pelos jogadores, sobretudo por aqueles que estiveram no rebaixamento na temporada passada.

Rodrigo Dourado foi um dos personagens do “inferno” colorado de 2016 e agora, acreditar ter conseguido se redimir um pouco com o torcedor. “Graças a Deus subimos. Eu, que estava ano passado, sofri bastante. É um peso que sai das minhas costas e do grupo. Eu fiquei no Inter para estar nesse momento”, afirmou, emocionado, na saída de campo.

Apesar da classificação, parte da torcida mostra-se descontente com a situação. Embora muitos não desejassem o título da Série B, seria uma espécie de obrigação para o Colorado conquistar o título – por conta do investimento extremamente maior do que os seus adversários dispuseram. O título ainda pode sair, porém será necessário vencer as duas partidas restantes e torcer contra o atual líder América-MG – que encara ainda o Londrina e o CRB.

O Inter fecha a participação na Série B contra o desesperado Guarani. Antes, nesta tarde, enfrenta o Goiás no Serra Dourada, às 17h. Odair Hellmann, que comanda interinamente o Internacional, poderá contar com os retornos de D’Alessandro e Leandro Damião.

Provável Inter (x Goiás) – Danilo Fernandes; Cláudio Winck, Léo Ortiz (Klaus), Victor Cuesta (Thales); Rodrigo Dourado, Edenílson, William Pottker, D’Alessandro, Eduardo Sasha; Leandro Damião (Camilo). Técnico: Odair Hellmann