Meninos e meninas aprendem sobre disciplina enquanto jogam futsal no ginásio do bairro

No ginásio de futsal, localizado no bairro Santa Helena, em Bento Gonçalves, as crianças da região podem jogar bola no contraturno escolar, enquanto constroem seu futuro. O local oferece treinos nas terças e quintas, manhã e tarde, além de alimentação e instrução de profissionais da área do esporte.

Atualmente, há quase 70 crianças de cinco a 15 anos que comparecem semanalmente nas aulas do projeto Formando Craque, instruídas por Nei Edson Moura Ribeiro, professor de educação física, que reveza turno com outro docente para instruir os pequenos.

A ação é realizada há 17 anos com essa escolinha no Ginásio da Associação de Moradores do Santa Helena, contando com ajuda do governo e de empresários da região que contribuem de diversas formas, como oferecimento de comida para os que participam.

Serviço para o bairro

O professor Ribeiro deixa claro que a intenção do projeto está em tirar os jovens das ruas, dando-lhes uma atividade na qual podem se divertir, enquanto se “formam para a vida” – palavras do profissional. Para isso, há parcerias com escolas da região, para que a direção possa repassar informações e incentivar a prática do esporte no ginásio.

Ele também destaca a importância de ajuda externa nesse tipo de projeto que não exige nada das crianças que participam. “Aqui a gente tem apoio da diretoria de moradores, através do senhor Plínio Righi, que tem nos fornecido o ginásio gratuitamente, a água, luz e consegue, através de ação social, alimentação para as crianças”, menciona.

Sobre os frutos colhidos, Ribeiro diz que as crianças recebem formação profissional no esporte, podendo ir para outros clubes. Ele relembra o caso de Wellington Machado que foi para Portugal, jogar no Leixões, segunda divisão do país europeu. Além disso, quatro meninos foram encaminhados para a categoria de base do Esportivo. Empresários e olheiros costumam acompanhar os treinos no Santa Helena para a descoberta de novos talentos.

O caminho do futsal não é o único para as crianças no ginásio. “Aquela criança que não vai se formar como profissional do esporte, aprende que precisa ser um bom cidadão. O que é certo e o que é errado, nós mostramos para eles”, pontua.

A necessidade de ajuda

O vice-diretor da Associação de Moradores do Santa Helena, Plínio Righi, explica que ano passado, por conta da pandemia de Covid-19, não tiveram aulas e que a retomada está acontecendo agora.

Ele relembra de situações em que levavam os alunos para passear em universidades e em campos do Grêmio e Internacional, tudo para incentivar os pequenos. “A associação se preocupa muito em tirar a gurizada da rua, para que no futuro não se envolvam com drogas ou outras situações semelhantes, procurar ser um cidadão. Temos a escolinha mais para educar os jovens”, reforça.

Righi deixa claro que o local está aberto para chegada de novas crianças que queiram participar do projeto.