Há exatos um ano e nove meses o cenário é o mesmo em uma das ruas do bairro Municipal, em Bento Gonçalves: esgoto a céu aberto. Apesar de uma série de obras que estão sendo executadas na região, esta reivindicação de melhoria solicitada por moradores e por frequentadores ainda segue sem uma solução em curto prazo.

O local em questão é a rua B ao lado da EMEF Professor Ulysses Leonel de Gasperi. Ao término da via, há uma vala com uma largura média em que é nítido enxergar o esgoto a céu aberto passando e se encaminhando para um local tomado por mato e sem a presença de habitações.

Além de estar ao lado da escola, o esgoto também pode ser visto do Ceacri Carrossel da Esperança, inaugurado em outubro do ano passado e que também é frequentado por muitas crianças e moradores do bairro, seja para os cursos que são ofertados, como também para a realização das práticas esportivas e recreativas.

Em dias de calor o cheiro do esgoto invade o refeitório da escola, tendo alguns alunos relatando enjoo, se sentiram mal e apresentando dor de cabeça em sala de aula. Além disso, a presença de mosquitos no local se mantém constante, o que incomoda a todos no local.
Alguns moradores que não quiseram ser identificados citaram que a questão poderia ser resolvida pela Corsan. A reportagem procurou a estatal e obteve os esclarecimentos através do gestor Marciano Dal Pizzol. “Nós ainda não tratamos o esgoto da cidade. A primeira ETE, das três, que está para ser inaugurada fará isso, mas não abrangeria a área do municipal. Isso seria esgoto pluvial, onde a responsabilidade até o momento é da prefeitura”, explica.

Em agosto do ano passado, o então Secretário Municipal de Obras Amarildo Lucatelli, esteve no local e ressaltou que um projeto estava em processo de elaboração. Nele, constaria a colocação de bueiros, limpeza da caixa de inspeção e canalização do esgoto que demanda da escola. Na época, ele não estipulou prazo para a retomada da obra no Municipal.

Agora mais de um ano depois, também procurada pela reportagem para ter novos esclarecimentos da situação, a Secretaria de Viação e Obras Públicas informou que foi ao local avaliar o serviço e que agora será colocado no cronograma da secretaria.