Professores do projeto Futsal para Todos, Marcos Reni e Erceli José, falam de ações no ginásio Botafogo

Dois professores estão à frente de um projeto social que possui como objetivo o acolhimento de crianças para que elas tenham um espaço de aprendizagem e diversão, enquanto jogam na quadra. O Futsal para Todos – Esporte e Cidadania, recebe auxílio do Governo Estadual, através do Pró-Esporte RS, programa que incentiva algumas frentes sociais e ações no âmbito esportivo.

Os treinos e jogos para as crianças foram abertos no dia 16 de outubro de 2020, quando a parceria com o Estado começou. Há mais de um ano, o Ginásio do Clube Botafogo, com organização da AGF, recebe cerca de 120 alunos, meninas e meninos, por três vezes na semana. Todas atividades ficam sob orientação dos professores Erceli José Goin e Marcos Reni da Silva Machado.

Um espaço de acolhimento

Os responsáveis pelo projeto mencionam que a principal qualidade do Futsal para Todos é a abertura dos portões para todas crianças que queiram ir. Dentro do ambiente de ginásio não é somente o lado esportivo que é desenvolvido, mas o social também, colocando em prática a inclusão. “Às vezes, as pessoas dizem que ‘o esporte é para elite’ e não é. Fazemos isso para qualquer cidadão de Bento Gonçalves”, explica Machado.

Na escolinha, alguns alunos são de outros estados brasileiros, das regiões central e norte, por exemplo. Além disso, o educador comenta que algumas crianças vieram até mesmo de outros países. Meninas chegaram da Venezuela em Bento e tiveram onde se reunir com demais de sua idade. Meninos do Haiti também passaram pela mesma situação, todos encontrando acolhimento na quadra.

Dentro da rotina dos alunos no ginásio, que ocorre nas terças, quintas e sábados, eles treinam e jogam durante aproximadamente duas horas por grupo. Eles recebem alimentação, uniformes e demais itens esportivos, tudo cedido no programa estadual. Um acompanhamento psicológico também é feito com os pequenos. “Eles vêm, cada um com uma dificuldade diferente, e não iremos resolver o problema deles, mas pelo menos temos alguém que pode auxiliar dali para frente e o psicólogo ajuda bastante nisso, falando sobre drogas, resiliência, etc”, analisa.

Alguns se destacam enquanto jogam e podem acabar recebendo indicações para outras entidades esportivas para seguir investindo em uma carreira. Entretanto, como afirma o professor do projeto, o foco é outro. “O que queremos é que essa criança tenha a possibilidade de conviver socialmente com outras”, esclarece.

Copa Bento para todos

Para complementar a rotina dos alunos foi realizada a Copa Bento, onde somente equipes de outros projetos sociais do município participam. A AGF é a responsável pela organização do evento há 12 anos. Segundo Machado, a ideia da competição é criar um ambiente competitivo, porém, em que todos possam participar, independente de habilidade técnica.

O diferencial dessa copa em relação a outras é que todos aqueles que participam, subindo ou não ao pódio, recebem medalhas e felicitações pela participação. O professor Erceli José Goin explana que o incentivo em fazer isso é ver o sorriso no rosto de cada uma das crianças em quadra. “Na entrega de premiação do encerramento da Copa Bento foram entregues mais de 400 medalhas”, ilustra.

Futuro da escolinha

Com a chegada do final de 2021, o projeto Futsal para Todos precisa ser renovado junto ao Governo do Estado. Machado informa que os trâmites já estão sendo feitos para que a escolinha se mantenha funcionando no próximo ano.

O professor deixa claro que a intenção da ação social é a expansão e que as portas do ginásio estão abertas para a chegada de novos alunos. Dentro disso, os educadores organizam os horários e escalas para que todos possam ter um atendimento de qualidade.

Goin orgulha-se do projeto e da oportunidade que conseguiram dar às crianças, que estavam de quarentena em casa, de saírem um pouco para se divertirem. “Queremos agradecer as crianças e pais que fizeram parte do projeto. Foi muito importante para nós, em um momento muito difícil, na volta da pandemia. Gostaríamos de contar com eles no ano que vem para darmos sequência no nosso trabalho que fazemos com muito carinho, amor e dedicação para ver essas crianças sorrindo e felizes”, pontua.