Todas as atividades vão continuar sendo desenvolvidas no próximo ano letivo

Com um espaço considerado privilegiado para a exploração de práticas educativas voltadas ao meio ambiente, direção, professores e alunos da Escola Mestre Santa Bárbara, trabalharam durante todo o ano letivo com atividades relacionadas a natureza. Todo o trabalho resultou no projeto Meio Ambiente em Foco, que foi lançado na última semana de novembro.

A diretora da escola, Margarida Mendes Protto, conta que entre as atividades desenvolvidas pelos alunos do Ensino Médio, do turno da manhã, além de uma horta e de um relógio biológico, está a construção de uma trilha que recebeu o nome “Trilhando pelo Conhecimento”, realizada em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, onde foram identificadas todas as árvores nativas.

Margarida salienta a importância de trabalhar o meio ambiente com os alunos.  “A escola tem o privilégio de estar localizada em uma grande área, onde a natureza nos oferece um laboratório de conhecimento e pesquisa. Então, nessas condições, pensamos em divulgar para a comunidade escolar, para que eles consigam agregar e nos auxiliar também”, afirma.

Outro destaque é a construção de uma estufa de morangos, para que os estudantes possam trabalhar nela no próximo ano letivo. “Agora, estamos na época de verão, então não tem como e depois os alunos vão entrar em férias, mas no início de 2022 a gente vai trabalhar nela com tudo”, garante.

Embora as atividades já estejam concluídas, a diretora esclarece que todos os trabalhos vão ter continuidade. “O projeto não tem término. Vamos continuar com o relógio biológico, com a horta e a estufa também. A trilha está aí para servir de laboratório de pesquisa e trabalho dos alunos”, enfatiza.

Lançamento do projeto

A direção da escola convidou a comunidade para prestigiar o lançamento do projeto Meio Ambiente em Foco, que ocorreu na tarde do dia 30 de novembro, nas dependências da escola.

Na ocasião, algumas atividades tiveram destaque, tais como o lançamento do livro Catadores, Experiências e Disposições nas Tramas Urbanas, do professor doutor Ari Rocha da Silva. A inauguração da trilha: “Trilhando pelo Conhecimento” e a apresentação do livro 130 + 1.

A diretora afirma que se sente grata por integrar a direção de um local com um espaço tão amplo. “Nossa escola está explorando o espaço e cuidando do mesmo, preservando da maneira adequada, como pregam as questões ambientais e voltadas ao cunho educacional”, declara.

Além disso, Margarida destaca que os profissionais estão sempre preocupados em desenvolver tarefas que envolvam questões ambientais. “Este projeto abre um leque de possibilidades para os docentes desenvolverem as aulas práticas no espaço que a natureza nos proporcionou, com o desenvolvimento de projetos inovadores, onde alunos e professores põem a mão na massa, compartilhando saberes e experiências de maneira prática, fortalecendo o conhecimento”, finaliza.