Sinistro iniciou na madrugada de segunda-feira, 16

O trabalho das equipes para combater o incêndio na Central de Resíduos da Fundação Proamb, em Pinto Bandeira, ainda segue. Já são mais de 48 horas de trabalho, já que o incidente iniciou na madrugada de segunda-feira, 16.

Conforme o Corpo de Bombeiros, o trabalho no local continua com quatro militares, com o trabalho de rescaldo, já que alguns dos materiais lá alocado é altamente inflamável. As equipes trabalham de forma ininterrupta desde quando iniciou o sinistro. Segundo a corporação, estão sendo utilizados em torno de 200 a 300 mil litros de água por dia.

O trabalho conta com guarnições dos municípios de Bento Gonçalves e Vacaria, além de uma equipe de apoio dos Bombeiros Voluntários de Garibaldi e da própria empresa. Conforme nota emitida pela Proamb na segunda-feira, 16, a causa do incêndio ainda está sendo investigada pela equipe técnica da Fundação. Não houve feridos.

Nota de atualização divulgada pela Proamb

A Fundação Proamb informa que os trabalhos de combate ao incêndio que acometeu sua Central de Disposição de Resíduos, localizada no município de Pinto Bandeira, avançaram consideravelmente nas últimas horas. O fogo foi controlado e, agora, os esforços estão direcionados para sua completa extinção e rescaldo do local atingido. Espera-se conclusão desses trabalhos no decorrer do dia de hoje.
Uma equipe técnica da Proamb está permanentemente no local, acompanhando a situação e zelando para minimização dos impactos. Na sequência, serão feitos os trabalhos de perícia para identificação das causas do sinistro e avaliação dos danos materiais causados à estrutura do pavilhão. Não houve feridos e nem o atingimento a outras áreas da unidade. A Central de Disposição recebe, desde 1999, resíduos Classe I e Classe II A, principalmente, materiais provenientes de indústrias galvânicas, metalmecânicas, curtumes e fundição, e também de papeleira e de borracha.
A Fundação Proamb agradece à corrente colaborativa instaurada para solucionar o incidente, prestando seu reconhecimento às empresas e empresários que colaboraram com a cedência de equipamentos e insumos para, prontamente, auxiliar no combate ao incêndio. E, também, aos profissionais do Corpo de Bombeiros envolvidos na ação.

Foto: Corpo de Bombeiros