Hoje, 21 de setembro, será dada a largada para o início do “Campeonato Gaúcho Segunda Divisão”, competição equivalente ao terceiro nível do futebol no estado do Rio Grande do Sul. Neste ano, a competição contará com apenas oito equipes participantes, um número reduzido em comparação aos anos anteriores, onde a competição costumava contar com entre 12 e 16 times.
Entre os competidores, duas equipes da Serra Gaúcha, o Gramadense, que bateu na trave na disputa pelo acesso no ano passado; e a APAFUT, fundada no ano de 2011 em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). O clube, conhecido pela atuação nas categorias de base, retorna ao futebol profissional após oito anos. Em 2016, disputou a Terceira Divisão do Gauchão pela primeira, e até então, única vez na história. Atualmente, tem sua sede na Vila Poliesportiva da UCS, e em 2024, mandará seus jogos no Campo do SESI (Serviço Social da Indústria), ambas as localidades em Caxias do Sul.
Os dois clubes da Serra estarão no grupo A, ao lado do Guarani de Venâncio Aires, equipe que foi rebaixada no ano passado, e do Real SC, de Tramandaí.
O Gramadense estreia no domingo, 22, contra o Guarani em casa. Já a APAFUT, estreia na quarta, 25, contra o Real em Tramandaí.
Já o grupo B, é composto exclusivamente por equipes da região sul do estado: Farroupilha, de Pelotas e outros três clubes de Rio Grande: São Paulo, Riograndense, e o Sport Club Rio Grande, o time de futebol mais antigo do Brasil, fundado em 19 de julho de 1900.
Em 2024, algumas equipes tradicionais do estado não estarão na competição, como o Tupi de Crissiumal, São Borja, Santo Ângelo, Garibaldi, Sapucaiense e o Igrejinha. Além do Elite, de Santo Ângelo, que chegou a confirmar participação na edição deste ano, mas voltou atrás e desistiu. Outros times como o Cerâmica e o XV de Campo Bom, se encontram licenciados do futebol profissional e também estão fora da edição da Terceira Divisão deste ano.
Jogos da primeira rodada
- Riograndense x Farroupilha (sábado, 21/09, 15h) – Colosso do Trevo, Rio Grande
- Gramadense x Guarani-VA (domingo, 22/09, 15h) – Vila Olímpica, Gramado
- São Paulo-RS x Rio Grande (domingo, 22/09, 15h) – Estádio Aldo Dapuzzo, Rio Grande
- Real SC x APAFUT (quarta, 02/10, 15h) – Módulo Esportivo, Tramandaí*
*O jogo da APAFUT, inicialmente marcado para o dia 25, foi adiado para o dia 2 de outubro. A equipe de Caxias estreará na competição no sábado, 28, em um clássico serrano contra o próprio Gramadense.
Como chegam as equipes da Serra, e quem está confirmado no elenco:
Gramadense
Em 2022, a Equipe de Gramado, na época com 93 anos, estreou no futebol profissional. Desde então, disputou a Terceira Divisão do Gauchão duas vezes. Em 2022, quando caiu nas quartas de final para o São Borja, e em 2023, bateu na trave, perdendo o jogo que valia o acesso para o Cruzeiro-RS.
Neste ano, a equipe aposta em uma junção de jogadores que participaram da campanha do ano passado com novos contratados. Entre os remanescentes de 2023, há alguns nomes conhecidos do torcedor Bento-Gonçalvense, como o zagueiro Dieter e o volante Thobias Fernandes, que disputaram a Divisão de Acesso deste ano pelo Esportivo, emprestados pelo Time de Gramado. O atacante Kerlly, artilheiro da Terceira Divisão em 2023, também é um dos remanescentes.
O volante Thobias Fernandes, de 21 anos, foi o capitão da Equipe de Gramado em 2023. Neste ano, retorna ao Clube após empréstimo ao Esportivo.
O responsável por comandar o Clube na casamata será Vinicius do Nascimento, de 33 anos. O profissional estava na equipe sub-20 do Gramadense, e agora receberá uma chance na equipe principal.
Em entrevista para o Jornal Semanário, o treinador comentou sobre a preparação realizada pela equipe para a competição. “Fizemos algumas contratações pontuais para aumentar o nível de qualidade e competitividade do grupo. Estamos focados para atingirmos os objetivos. Sabemos da dificuldade da competição, e estamos cientes do nível que precisamos atingir. Trabalhamos com muita humildade e confiança no nosso potencial”, destacando que a estrutura fornecida pelo clube aumenta ainda mais a motivação do elenco.
Nascimento também fala sobre as expectativas para a competição. “É um campeonato bastante curto, para nós, todos os jogos serão encarados como finais, onde tentaremos fortalecer o fator local”, finaliza.
APAFUT
Retornando ao futebol profissional após oito anos, o Tricolor aposta em um elenco jovem para buscar o acesso. Contratando nomes conhecidos em outros clubes da Serra e promovendo atletas da base ao elenco principal.
Entre os jogadores já anunciados, está o centroavante bento-gonçalvense Guilherme Farias, de 21 anos, que foi revelado nas categorias de base do Esportivo, e neste ano, jogou a Divisão de Acesso pelo Glória. Outros nomes conhecidos pelo torcedor de Bento também estarão no elenco, como o goleiro Ronald e o zagueiro Kelvin, que disputaram a Série A2 do Gauchão pelo Esportivo em 2024, e o meia Lucas Gomes, de 20 anos, que atuou nas categorias de base do Esportivo entre 2023 e 2024, e agora fará sua estreia no futebol profissional pela Equipe Caxiense.
O escolhido para comandar a equipe é Lucas Zanella, profissional de 34 anos que comandou o Brasil de Farroupilha na reta final da Divisão de Acesso deste ano. Também soma passagens por Juventude, Vila Nova e Guarani, onde atuou como auxiliar.
Thomas Veleda, presidente em exercício da APAFUT, comentou sobre as expectativas. “Estamos bastante animados em poder reativar o departamento profissional do Clube, e desta vez coordenado pela própria gestão do clube em Caxias do Sul. Em 2016, o DP era comando em parceria com uma empresa terceirizada na cidade de Flores da Cunha. Nosso principal objetivo no campeonato é competir o máximo possível. E assim a cada jogo analisar e projetar novos objetivos mirando um possível acesso”, conclui.
Imagens: APAFUT / divulgação. Gramadense / divulgação. Augusto Arcari