Algumas instituições de graduações não têm data definida. Regiões precisam estar em bandeira laranja ou amarela há duas semanas

Após a educação infantil das redes privada e pública retornarem as atividades na segunda e terceira semana de setembro, respectivamente, agora é a vez dos ensinos Médio, Superior e Técnico retomarem as aulas presenciais. Seguindo o calendário do governo do estado, os educandários abrem na segunda-feira, dia 21, com 50% da capacidade da sala e respeitando os protocolos sanitários do Plano de Contingência. Contudo, as regiões precisam estar em bandeira laranja ou amarela há duas semanas pelo cálculo do estado, não da cogestão.

A prefeitura de Bento Gonçalves publicou um decreto na terça-feira, 15, permitindo o retorno das aulas no Ensino Médio da rede municipal, seguindo regras específicas. Para tanto, será feito um revezamento: 50% da capacidade da sala em uma semana e 50% na outra. O horário será das 7h20min às 11h05min. Com a mudança, em razão da pandemia da Covid-19, os profissionais com carga horária de 20 horas farão cinco períodos condensados de 45 minutos cada em sala de aula. Para o ensino remoto, deverão dedicar uma hora e 15 minutos.

A Secretaria de Educação destaca que na Escola Alfredo Aveline – única com ensino médio e municipal –, o “retorno é facultativo, os pais é quem decidem se os filhos retornam. Aqueles que não retornarem não têm prejuízos, pois o ensino remoto vai continuar sendo aplicado”. Com 85 estudantes matriculados, de 15 a 17 anos, a instituição de ensino garante que o espaço está recebendo a higienização necessária, Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s) para professores e funcionários, há aferição de temperatura, tapete sanitizante e espaço entre um aluno e outro.

Sem previsão de retomada

Em Bento Gonçalves, a Universidade de Caxias do Sul – Campus Carvi, segundo a reitoria, as aulas devem continuar sendo realizadas de forma online síncrona até o fim deste ano. O Centro Universitário Uniftec, Centro Universitário Cenecista (UNICNEC) e Uniasselvi não têm previsão de voltarem as aulas presenciais.

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) também não há data prevista. No dia 14, começaram as atividades remotas, após paralisação das presenciais desde o início da pandemia. Já a Faculdade da Serra Gaúcha deve retornar no dia 21 com 20% dos alunos, e o restante, os 80%, vão continuar com as aulas remotas.