Anos Iniciais e Finais irão trabalhar diferentes temas sobre o assunto

O mundo dos negócios, empreendedorismo, sustentabilidade, educação e ganho financeiro, entre outros termos práticos da vida adulta, também podem e devem fazer parte do repertório das crianças. Nesta perspectiva, faz-se necessário introduzir e trabalhar esses conceitos conforme a idade do aluno, respeitando seu nível de maturidade para o aprendizado e refletir sobre a prática que irá permear a vida inteira. E a EMEF Vânia Medeiros Mincarone, localizada no bairro Santo antão, já começou essa preparação para o futuro. 

O educandário iniciou uma parceria com o Sebrae que orienta e viabiliza a implementação do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) na escola. Os professores participaram da formação de 4h presenciais e 15h online, onde se prepararam para conduzir o projeto com os alunos.

Nesta formação, destaca-se um percurso sobre o que é empreendedorismo, como construir uma empresa, como administrar o conflito de ideias, a viabilidade da aplicação destas ideias e a concretização das mesmas. A finalização do programa acontecerá em forma de uma feira aberta à comunidade, onde os alunos terão a oportunidade de apresentar os resultados dos seus negócios e comercializar seus serviços e produtos para os visitantes.

“O objetivo do programa é desenvolver a autonomia e o protagonista do aluno diante da sua história por meio da educação empreendedora. Evoluir com eles, de acordo com cada etapa, vinculando a teoria à prática e orientando o professor na condução e mediação desta sinergia de ideias e ações”, destaca a consultora do Sebrae, Cláudia Betiol.  

Cada ano do Ensino Fundamental vai trabalhar um tema:
1ºs anos: Descobertas Empreendedoras no Jardim Sensorial (chás)
2ºs anos: Descobrindo alimentos e temperos naturais 
3ºs anos: Brinquedos ecológicos
4ºs anos: Produções culturais criativas
5ºs anos: Sabores e cores regionais
6ºs anos: Soluções sustentáveis
7ºs anos: Robótica Empreendedora 
8ºs anos: Tecnologias digitais e soluções empreendedoras
9ºs anos: Geração empreendedora.

Cláudia trabalha há mais de quatro anos com JEEP e comenta que o resultado do trabalho é fantástico. “Movimenta, além da escola, a comunidade, as famílias, que são convidadas a participar dessa construção e evolução dos pequenos empreendedores”, frisa.

Conforme a diretora da escola, Tânia Maria da Cunha, foram desenvolvidas atividades dentro do projeto norteador “Vida” e complementa a parceria com SEBRAE, que possibilita trabalhar a prática de yoga semanal. “Fortalece o aluno na autonomia, autocontrole e confiança na tomada de decisões e nas resoluções de desafios diários. Já o meio ambiente/sustentabilidade, contempla o respeito e a valorização da natureza viva. O empreendedorismo, em parceria com o SEBRAE, desenvolve os conceitos e noções dessa cultura nos diferentes níveis de ensino, buscando o desenvolvimento da criatividade e o desafio de empreender na prática”, ressalta.

A Secretária de Educação Adriane Zorzi menciona que a parceria da escola com o SEBRAE vai fortalecer o trabalho que já vem sendo realizado a partir de habilidades, previsto na BNCC. “Os alunos despertarão para possibilidades de conhecer-se e buscar meios para empreender, buscar diferentes alternativas para os desafios diários, criar e experimentar”, afirma.

Fotos: Jose Martim Estefanon