Com o princípio de crescimento contínuo, a equipe da Embrios Centro de Reprodução Humana, de Bento Gonçalves, mantêm um programa de constante formação profissional. No mês de setembro, a embriologista Flavia Gobetti Gomes, responsável técnica do laboratório de reprodução assistida, participou de cursos e programa de atualização nas instituições: Hospital Universitário Quirón Dexeus e Instituto Valenciano de Infertilidade, ambas na Espanha.

Nesse programa, além das principais técnicas oferecidas em um tratamento de infertilidade, foi feito um aprimoramento em Criopreservação e Biópsia Embrionária.

“Nosso objetivo é aperfeiçoar cada vez mais as técnicas oferecidas, para otimizar ao máximo as chances de gravidez durante o tratamento. Para isso, nada melhor do que seguir os passos dos centros de referência na área”.

Com a técnica de criopreservação é possível aumentar o número de tentativas em um único ciclo, uma vez que os embriões são congelados por tempo indeterminado sem que altere suas características.

Já na biópsia embrionária, o objetivo é avaliar geneticamente os embriões, selecionando apenas os normais para a transferência. “Espera-se com isso, a diminuição dos riscos de doenças genéticas e um aumento das taxas de implantação”, justifica Flavia.
“Foi uma experiência maravilhosa, pois além de validar minha técnica em um centro de referência internacional, pude trocar experiências com embriologistas renomeados mundialmente. E agora, conhecendo melhor um laboratório na Espanha, posso afirmar que aqui em Bento Gonçalves também estamos no caminho certo”.