Na Capital Nacional do Vinho, a Rota Turística do Vale do Rio das Antas é a terceira em número de visitantes

Situado no interior de Bento Gonçalves, Tuiuty é considerado um dos pontos turísticos com maior potencial para crescimento. O distrito faz parte da Rota Turística do Vale do Rio das Antas, a terceira mais visitada do município. Na localidade existem inúmeros atrativos, como vinícolas, cachaçaria, pousadas, restaurantes, entre outros. Tudo isso, aliado às belezas naturais, faz com que os moradores e empreendedores vejam com bons olhos e apostem cada vez mais no turismo.

Uma das empresas integrantes de Tuiuty é a Vinícola Cainelli. O empreendimento surgiu em 1929, há 92 anos, pelas mãos de Ricardo Cainelli, funcionando até 1960, mas devido à crise monetária e ao êxodo rural da época, acabou encerrando as atividades. Contudo, a família carrega no DNA o amor pelo cultivo da uva e do vinho, por isso, em 2004, retomaram o plantio e reconversão dos vinhedos, iniciando a elaboração do prédio de vinificação, para em 2012, reabrir com estrutura de vinícola e enoturismo.

Roberto Cainelli Junior

O gerente executivo da Vinícola Cainelli, Roberto Cainelli Junior acredita que o roteiro Vale do Rio das Antas está crescendo, é diversificado e aponta outras características que valoriza. “Temos uma história riquíssima, desde a ponte do Rio das Antas, a história do passo velho, a ferrovia, a própria massa d’água do Rio, mais de 20 quilômetros de lago represado. Enfim as possibilidades são muitas, e o ecoturismo ainda pode ser muito aproveitado”, aponta.

Cainelli também destaca que além do rápido e constante crescimento, percebe um grande potencial se unindo o enoturismo, o ecoturismo e o turismo aquático. “Na minha opinião, olhando a ferradura, por exemplo, dá para sentir que estamos em um dos locais com beleza equiparado aos mais lindos do mundo”, elogia.

Para alavancar ainda mais o setor turístico, Cainelli afirma que é importante ter investimentos diretos. “Precisamos de investidores ou parceiros, afim de acelerar este crescimento. Vejo que o processo é natural, vem acontecendo, tem boa curadoria da associação local em parceria com a Secretaria de Turismo, tornando o crescimento sustentável e respeitando a cultura e diretrizes locais”, defende.

Michel Contini morava e trabalhava na cidade, na época, com móveis planejados. Porém, enxergou em Tuiuty a possibilidade de empreender. Quatro anos depois dos primeiros passos, está colhendo bons frutos do negócio. “Como eu viajava muito, percebi que o pessoal gosta bastante do interior, de ter contato com a natureza, com os animais e das belezas naturais”, afirma.

Michel Contini

Apesar das dificuldades vivenciadas devido a pandemia do coronavírus, neste mesmo período também percebeu uma demanda de público procurando o local para fazer aulas de equitação. “As pessoas perguntavam bastante sobre, então resolvemos começar e graças a Deus está dando certo. Já temos todos os horários definidos”, comemora.

Sobre o turismo, Contini afirma que, desde que chegou, já percebeu mudanças positivas. “Está crescendo. Tem bastante empreendimentos. O pessoal está vindo para cá, procurando lugares assim, com belezas naturais, que aqui tem demais”, argumenta.

Além disso, o empresário acrescenta que acredita no potencial do distrito como roteiro turístico. “Tem espaço para todo mundo. Acho que a cidade de modo geral está voltada para isso, toda hora tendo coisas novas. Está sendo feito um bom trabalho, puxando gente para cá, temos São Pedro, Vale dos Vinhedos e depois o pessoal daqui dessa região”, analisa.

Glória Gelenski Menoncin mora em Tuiuty há 32 anos, mas foi em 2008 que decidiu abrir um empreendimento gastronômico, após perceber a necessidade. “Como já trabalhava com turismo, e não havia restaurante na época, o público perguntava onde tinha um lugar para almoçar e assim surgiu a ideia de abrir. Felizmente está dando certo”, afirma.

Glória Gelenski Menoncin

Glória, assim como os demais, enxerga com olhos positivos as possibilidades para o futuro turístico do distrito. “A gente tem tudo para crescer. Temos paisagens lindas, empreendimentos com qualidade, não só o meu, mas muitos outros, então, a Associação Vale do Rio das Antas tem tudo para expandir. O turismo vai crescer bastante ainda”, assegura.

Olhares atentos para o distrito

O secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, afirma que o local é dono de uma das paisagens mais bonitas da cidade. “Já que é ali que as melhores vistas do Rio das Antas estão à disposição de todos. Para conhecimento e resgate, na década de 60, essa região era conhecida como a Suíça do Brasil”, lembra.

Sobre o turismo do local, Parisotto afirma que hoje já está muito consolidado, porém, ainda com potencial de expansão. “Por possuir uma grande área, principalmente de parreiras, é o lugar ideal para a instalação de atrativos voltados para o vinho, experiência e tudo que é ligado a natureza, inclusive o turismo náutico”, analisa.

Sobre investimentos do poder público municipal, Parisotto afirma que a pasta se mantém à disposição, além de dar suporte. “Temos nossa equipe no centro de atendimento ao turista, materiais de apoio a divulgação, como site e folders. Precisamos evidenciar também o belíssimo trabalho que a secretaria de agricultura e subprefeitura tem realizado. São inúmeras ações que permitem também o desenvolvimento do roteiro ano a ano”, afirma.

Em relação a projetos turísticos, o secretário afirma que as possibilidades são muitas. “Sempre procuramos ouvir a diretoria da rota turística e os entusiastas da cidade. Nós, como poder público, temos o papel principal de incentivar novos investimentos e atrair investidores para a região”, completa.

Parisotto revela que, quando são apresentadas possibilidades, sempre é falado em “parques temáticos, novos belvederes de observação, atrativos de turismo náutico e de aventura, ciclovias pela região e com certeza um grande sonho que seria possível, a retomada do passeio de trem. São muitos os potenciais da região e estaremos sempre atentos a oportunidades que a iniciativa privada pode proporcionar com novos investimentos”, conclui.