Milhares de livros e de leitores, muita música, diversão e arte. Isso e muito mais poderá ser encontrado na 31ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, que ocorre de 14 a 25 de setembro, na Via Del Vino. Com o tema “Do verso ao refrão, da palavra à musica”, a Feira tem como patrona a professora e escritora Denise da Ré e o Escritor Homenageado é Thedy Correa, que também é músico. O lançamento oficial aconteceu na segunda-feira, 29, no Ricordaré – Lo spazio dela Felicità, e contou com a presença de autoridades, lideranças, imprensa e público em geral.

Neste ano, além da vasta programação em 12 dias de evento, várias atividades paralelas também serão realizadas. Uma delas é o projeto Parque Literário, que ocorre nos domingos, 18 e 25, e disponibiliza a população espaço com food trucks, brinquedos infláveis, shows musicais e atividades literárias. Também haverá um espaço temático onde os frequentadores serão convidados a deixarem pequenas impressões e recados/mensagens em mural, com o intuito de criar um mosaico dos pensamentos de quem circula pelo local.

O Secretário de Cultura, Evandro Soares, ressaltou que nestes 12 dias a cidade vai se encontrar em um só local. “Com o esforço de todos temos a satisfação de apresentar uma programação de qualidade. Nosso tema já diz, ‘Do verso ao refrão, da palavra à música’, e isso significa que os livros e a música se completam, são dois segmentos artísticos em prol de um bem maior que é o conhecimento”, frisa. O gerente do Sistema Fecomércio/Sesc, Jaques Fachinelli, ressaltou que a união é importante para o bom andamento dos trabalhos. “Estou feliz, pois a feira será de muito sucesso, com um espaço de qualidade e devemos nos manter unidos para continuarmos proporcionando a cultura à comunidade”, ressalta. O prefeito municipal, Guilherme Pasin, frisa que o ato de se reinventar é tão natural quanto necessário. “A Feira do Livro visa se reinventar, atingir o público e mostrar os relevantes serviços para o meio social. Ela inova pela agregação e a busca da família a todo o momento, e a cidade só evolui de forma conjunta e é com essa visão que fazemos o lançamento de mais uma edição da feira do livro, que já nasce grande por sua patrona e que permanece grande por seu escritor homenageado”, afirma.

“A leitura transforma as pessoas”

Quem nunca se imaginou uma princesa dos contos? Ou o príncipe? Ou até mesmo o vilão? Cada livro tem o poder de abrir novos horizontes, aguçar a imaginação e, acima de tudo, propiciar conhecimento. Por meio das palavras, diversos sentimentos vêm à tona, e fazem com que o leitor se identifique com o momento, com as passagens e com a história. O escritor tem o poder de passar isso para as crianças, jovens e adultos através das letras.

Como forma de valorizar os artistas locais, a escritora Denise Da Ré foi escolhida para ser patrona desta edição da Feira. Ela já foi premiada em concursos literários nas modalidades de contos, crônicas, poesia gauchesca e haicai, além da participação em antologias e de uma coluna no Semanário. Ela é autora de oito livros de gêneros que vão de poesia a crônicas/contos. Denise disse estar muito feliz com a oportunidade. “É um sentimento de satisfação e alegria pelo reconhecimento. Quem escreve gosta de ser lido, conhecido e valorizado e o papel de patrona oferece essa possibilidade”, comenta.

Ela também destaca que a Feira permite que os alunos tenham um contato maior com o universo da leitura. “Ela permite a aproximação dos alunos com os livros. Mas o trabalho não termina aí. Na verdade ele só começa. Quem continua é o professor em sala de aula, que deverá ser também um leitor para falar com convicção e atrair os alunos para dentro do livro”, lembra.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 31 de agosto.