Os números da violência em Bento Gonçalves voltaram a crescer na última semana. Em sete dias, a cidade contabiliza quatro homicídios, uma média de aproximadamente um caso a cada dois dias. Até o momento, a Capital Nacional do Vinho já registrou 33 mortes violentas em 2019. Dos casos, 30 foram resultado de homicídios. Três casos ainda estão sob investigação da Polícia e, por enquanto, não há definição da tipicidade dos crimes. Caso sejam confirmadas como homicídio, o número pularia para 33, uma média de aproximadamente cinco homicídios por mês.

Conforme a polícia, a maioria das mortes está ligada ao acerto de contas com o tráfico de drogas.

No primeiro semestre deste ano, os números oficiais dos órgãos de segurança pública de Bento Gonçalves contabilizam 21 homicídios registrados na cidade, uma redução de 16% em relação ao mesmo período do ano passado (25). No entanto, os dois primeiros meses do segundo semestre, já ultrapassaram os casos registrados no mesmo período do ano passado.

Relembre os últimos casos

31/07 – Marcos de Souza, de 34 anos foi morto a tiros em uma estrada, localizada no Vale Aurora. De acordo com as primeiras informações, a vítima foi localizada por volta das 13h30min, quando um morador do local ouviu disparos de arma de fogo e, ao se dirigir para o trabalho acabou encontrando o corpo. Segundo dados da Polícia Civil o homem tinha antecedentes criminais por furto.

01/08 – Juliana da Silva Duarte, de 42 anos, foi morta por volta das 13h, em um bar e lancheria, localizado na esquina das ruas Francisco de Carli com a Domingos de Gasperi. A vítima estava almoçando no local, quando um homem entrou no estabelecimento e efetuou disparos de arma de fogo que atingiram as costas, a boca e peito. Segundo a Polícia, Juliana morreu em virtude de um familiar seu ter dívidas com o tráfico de drogas. Ela não tinha antecedentes criminais.

03/08 – Paulo Cesar Lopes Dias, de 39 anos, foi morto por volta das 15h, no bairro Santa Rita, quando foi alvejado com disparos de arma de fogo em um estabelecimento de lavagem de carros, ao lado de um posto de combustível. Conforme relatos de testemunhas, o atirador chegou pela rua Antônio Michelon, efetuou os disparos que atingiram a região do rosto e do peito da vítima. Após o crime, o atirador fugiu a pé. Dias tinha antecedentes por tráfico de drogas, receptação e roubo a motorista de táxi.

04/08 – Maicon Canofre Mendonça, de 26 anos, foi encontrado sem vida na tarde deste domingo, 4 de agosto, no Vale Aurora, a cerca de 200 metros do local onde o corpo de outro homem foi localizado na quarta-feira, 31 de julho. Conforme informações, por volta das 17h15min, a Brigada Militar foi acionada por uma mulher, que informou as guarnições que o corpo de um homem havia sido localizado nas proximidades de uma cachoeira. De acordo com a Polícia, Mendonça estava em situação de foragido do sistema prisional.

No mesmo período do ano passado, Bento registrava 29 homicídios. O ano de 2018 terminou com 52 assassinatos.

Veja mais

Tráfico migra e violência intensifica em novos bairros

Foto: Arquivo