Durante sessão da Câmara de Vereadores de Roca Sales, o vereador Antônio Valesan, conhecido como “Pegari”, do PTB, usou a tribuna para realizar sua manifestação sobre o recolhimento de entulhos de uma empresa terceirizada que presta serviços na cidade. Em um determinado momento da fala, o parlamentar usou a expressão racista “trabalho de gente branca”, gerando desconforte na Casa, que é presidida, inclusive, por um vereador negro. O fato ocorreu na noite de segunda-feira, 4 de dzembro.

De acordo com as imagens, Valesan criticava o trabalho da empresa. “Se isso continuar e não tiver um trabalho de gente branca, de gente que sabe fazer esse trabalho com técnicas, de pessoas que sabem fazer, nós vamos embargar aquilo lá”, disse.

A situação gerou desconforto entre os parlamentares. Uma nota da Casa legislativa também foi divulgada, repudiando a fala de Valesan, afirmando que não compactua com o parlamentar, “independentemente da intenção, da espécie ou da natureza”.

Após gerar manifestações públicas nas redes sociais e ter um inquérito aberto pela Polícia Civil, para investigar o episódio, o vereador se retratou nas redes sociais em uma “carta aberta à comunidade”. No documento, ele pede desculpas e apresenta sua justificativa por ter usado as palavras. “Não há nenhuma justificativa que isente esse absurdo”, diz.

Antônio Valesan já foi prefeito de Roca Sales. Mas em 2011, ele teve os direitos políticos suspensos por cinco anos e perdeu o cargo no Executivo. Segundo o Ministério Público, Pegari desviou as doações de pares de sapatos feitos por uma empresa em troca de votos.

Foto: Câmara de Vereadores de Roca Sales / Reprodução