Uma pesquisa realizada com cerca de 30 mil eleitores em todo o Brasil, entre os dias 18 e 31 de dezembro do ano passado mostra que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), ocupa a nona colocação no ranking que avaliou os 27 governadores brasileiros. Os dados da AtalsIntel, divulgados na sexta-feira, 5 de janeiro, mostram que o chefe do Executivo Gaúcho fica atrás de nomes como o de Jorginho melo (PL) e Ratinho Jr (PSD), governadores de Santa Catarina e Paraná, respectivamente.

De acordo com a pesquisa, Leite tem aprovação de 58% dos entrevistados. Se comparados aos colegas da região Sul, o tucano fica sete pontos atrás do catarinense (65%) e quatro pontos percentuais depois do governador paranaense (62%).

No entanto, o gaúcho fica mais bem posicionado do que governadores da região sudeste, como é o caso de Tarcísio Freitas (Republicanos), de São Paulo, que pontua 57% de aprovação, de Minas Gerais, Romeu Zema na 20° posição, com 47% de aprovação e Claudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, que ficou em penúltimo lugar, com 39%.

Em pesquisa, Governador de Goiás Ronaldo Caiado é o mais bem avaliado do país

Com 72% de aprovação, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), é o gestor mais bem avaliado na pesquisa. Ele segue à frente do governador de Tocantins, Wanderlei Barbosa, com 69% e de Antônio Denarium, de Roraima, que alcançou 66% de aprovação.

Na faixa etária de 35 a 44 anos a aprovação de Caiado chega a 81%. Sua avaliação também é melhor entre mulheres (75,7%). Na lanterna do ranking nacional está a governadora do Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), com 36%.

Para garantir representatividade, os eleitores foram estratificados por gênero, faixa etária, nível educacional, nível de renda, região e comportamento eleitoral. A margem de erro varia entre 1% e 5%, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.