Indicadores criminais foram divulgados nesta segunda-feira, 10, pela secretaria estadual de Segurança Pública

Os números da violência no primeiro mês de 2020 foram divulgados pela secretaria estadual de Segurança Pública (SSP/RS), nesta segunda-feira, 10. Em Bento Gonçalves, durante janeiro, foram registrados 54 casos de furto. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o número deste tipo de crime chegou a 62, uma queda de 12,9%. Na região foram contabilizados seis homicídios nos primeiros 31 dias de 2020. Mesmo com a redução de mortes violentas no Rio Grande do Sul, um número preocupa a pasta estadual: 10 mulheres foram vítimas de feminicídio. O número reacende o alerta pela necessidade de conscientização da população. Em 2019, o mesmo tipo de crime havia sido registrado em três ocorrências. Conforme o relatório, apenas uma das vítimas contava com medidas protetivas.

De acordo com o levantamento realizado pela SSP/RS, os números mostram ainda que durante o mês janeiro, em Bento Gonçalves foram registrados nove casos de furtos de veículo, 12 ocorrências de roubo, cinco roubo de veículos, 20 registros de estelionato, três casos de delitos relacionados a armas e munições, 16 prisões por posse de entorpecente e 13 por tráfico de drogas.

No mesmo período do ano passado, a Capital do Vinho registrou dois homicídios, 62 furtos, 10 furtos de veículo, 19 roubos, três roubos de veículo, 26 registros de estelionato, cinco delitos relacionados a armas e munições, cinco prisões por posse de entorpecente e quatro registros por tráfico de drogas.

O levantamento mostra ainda que em janeiro deste ano, apenas 35 dos 497 municípios do RS tiveram mais homicídios do que no mesmo mês do ano passado, sendo que em 25 deles houve uma vítima a mais, e nos outros houve duas mortes a mais. Em 402 cidades, foi registrada estabilidade no total de assassinatos, dos quais 392 mantiveram o índice zerado. Em 60 municípios, houve redução do número de homicídios na comparação de janeiro de 2020 e 2019.

Foto: Reprodução