Relações mais próximas

A relação entre os prefeitos das duas maiores cidades da região parece estar mesmo mais estreita do que antes. Nos quatro anos anteriores, com Roberto Lunelli por aqui e José Ivo Sartori em Caxias, poucos encontros foram registrados entre os dois mandatários. Agora, com Pasin em Bento e Alceu Barbosa Velho na vizinha, a coisa parece ter mudado de figura. Esta semana, o prefeito caxiense cumpriu sua promessa e retribuiu a visita de Pasin.

Na quinta-feira, 9, ele esteve no gabinete do prefeito bento-gonçalvense com uma comitiva que contou com o presidente da Câmara de Vereadores, Edson da Rosa, e o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC-Caxias), Carlos Heinen. Do lado de Bento, acompanharam o prefeito o secretário de Desenvolvimento Econômico, Neri Mazzochin, e o presidente do Centro de Indústria e Comércio de Bento Gonçalves (CIC-BG), Jordano Zanesco. Durante o encontro, Alceu conversou com o Prefeito de Bento sobre questões regionais, como o aeroporto e o trem.

A iniciativa é extremamente positiva para encerrar as históricas disputas que rivalizam as cidades e em nada acrescentam para o desenvolvimento regional. Por enquanto, as relações mais próximas estão no terreno da cortesia, mas é um avanço para definir posições comuns em temas estratégicos. A Serra, certamente, sairá ganhando.

Uma espada sobre a população

Hoje, o Sindiserp protagoniza mais um capítulo do impasse criado com a prefeitura nas negociações salariais dos servidores municipais. A partir das  14h, o sindicato promete reunir o funcionalismo na praça Walter Galassi para uma “mateada de protesto” e manifestar seu descontentamento com a proposta de 3% de reajuste oferecida pela prefeitura. Desde a rejeição da oferta, o sindicato não obteve avanço nas negociações, e mantém apontada para o governo a “espada de Dâmocles” do estado de greve.

O professor Cláudio Moreno, um dos grandes mestres que tive a felicidade de conhecer durante a faculdade de jornalismo na UFRGS, explica a expressão assim: “Dizer que alguém ‘está sob a espada de Dâmocles’ significa que, a qualquer momento, algo de muito ruim pode acontecer com o pobre coitado. O nome vem de um certo Dâmocles, que vivia na corte de Siracusa, no século IV A.C. Como frequentava o palácio e era amigo do rei, expressava constantemente sua inveja pelas delícias proporcionadas pelo trono. O rei, para mostrar-lhe o preço que se paga pelo poder, ofereceu-lhe um requintado banquete, deixando suspensa sobre a cabeça de Dâmocles uma espada que pendia ameaçadoramente do teto, presa apenas por um único fio delgado. Com isso, o invejoso cortesão entendeu a precariedade do poder real, e a expressão passou a simbolizar ‘um perigo iminente que paira sobre a vida de alguém’”. No caso, a espada pende mesmo sobre a cabeça da população, que, na iminência de uma greve dos servidores, pode ver os serviços públicos, que já não estão funcionando a contento, ficarem piores.

TERRA DOS EVENTOS

A estratégia de investir na captação de eventos como forma de incrementar o turismo em Bento tem mostrado resultados positivos. No ano passado, a cidade foi, disparada, a que mais cresceu na realização de congressos internacionais no Brasil, o que pode, por tabela, credenciá-la mais fortemente para a Copa de 2014. Bento registrou 150% de aumento no número de eventos internacionais em 2012 na comparação com 2011. Os números fazem parte de um levantamento divulgado esta semana pelo International Congress & Convention Association (ICCA). Bento ainda aparece atrás de cidades maiores, como Rio de Jameiro e São Paulo, e de destinos mais tradicionais, como Foz do Iguaçu, mas, com a manutenção da estratégia de apoio à captação de eventos por parte do Bento Convention Bureau, quem sabe em breve não subiremos posições?

COPA SUSTENTÁVEL

O pós-doutor em ecossocioeconomia e cooperativismo corporativo, Carlos Cioce, que esteve em Bento recentemente no seminário Ambientur, acredita que todo investimento que seja realizado na Serra Gaúcha agora com vistas à Copa do Mundo de 2014 deve ser pensado em termos sustentáveis, com responsabilidade, além de promover benefícios econômicos para a comunidade. Ele avalia que as belezas naturais da região são fundamentais, mas não o suficiente para atrair turistas. Para ele, é preciso pensar em termos de desenvolvimento sustentável, o que exige capacidade de integração social, econômica e ambiental. O pesquisador confia que o turismo deve ser pensado de maneira a beneficiar as comunidades que fazem parte da localidade. A Fifa define em dezembro as subsedes do mundial no país e, até lá, há muito ainda a fazer.

Em destaque
Visitei o Vale dos Vinhedos. Tive uma experiência incrível. Mas o turista não vai até lá apenas pelas belezas naturais, mas pelos estilos de vida, os modos de produção. O público busca lugares com os quais se identifique. Carlos Cioce, pós-doutor em ecossocioeconomia e cooperativismo corporativo, durante o Ambientur.

15 minutos para a região

O debate sobre a criação de uma região metropolitana na Serra Gaúcha vai ganhar um episódio em Bento na segunda-feira, 13. O autor do projeto, o deputado estadual caxiense Vinícius Ribeiro (PDT), vai ocupar a tribuna da Câmara de Vereadores para explicar os benefícios que a região terá ao passar de aglomeração urbana para região metropolitana. Na ocasião, Ribeiro vai ouvir dos vereadores que a denominação Região Metropolitana de Caxias do Sul não agrada. Em abril, os vereadores bento-gonçalvenses já haviam aprovado uma moção de apoio ao projeto, ressalvando que o nome deveria ser Região Metropolitana da Serra Gaúcha.

Ponto

  • Na quarta-feira, Bento promove a quinta edição da Conferência Municipal das Cidades, no auditório da UCS/ Carvi. A reforma urbana estará em debate
  • O objetivo do evento é reafirmar e fortalecer a participação comunitária na discussão do processo de desenvolvimento do município.
  • Os participantes também vão eleger representantes para a Conferência Estadual das Cidades e aprovar o Regimento da Conferência Municipal de Bento Gonçalves.
  • Na quinta-feira, líderes empresariais e políticos de Bento Gonçalves e Caxias do Sul estiveram reunidos no Centro de Indústria, Comércio e Serviços de Bento para formar uma frente de luta pela solução dos problemas comuns à região.
  • O advogado Rodrigo da Silva assumiu esta semana a presidência da Abepan em substituição a Luiz Augusto Signor, que atualmente ocupa a titularidade da secretaria de Meio Ambiente.
  •  A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo-RS empossou Claudir Bennini, de Bento Gonçalves, como presidente.
  • O IBGE iniciou esta semana em Bento a etapa de coleta de dados para a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) de 2013.
  • De caráter censitário, a pesquisa resulta em um amplo levantamento de informações sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas municipais, em especial a prefeitura, compreendendo, também, diferentes políticas e setores que envolvem o governo municipal e a municipalidade.