Safra para a história

Apesar das reclamações sobre a elevada incidência de impostos, que chega aos 45%, o setor vinícola da região pode projetar dias melhores. A safra ainda está a todo vapor e nove entre dez produtores de vinho já garantem que os vinhos deste ano estarão entre os melhores da história. Há quem aposte que a qualidade pode ser superior às incensadas safras de 1991 e 2005 e já pense em lançar lotes especiais de no máximo 3 mil garrafas. Não é por acaso que muitas vinícolas, grandes e pequenas, estejam realizando investimentos. Além disso, quatro meses depois do acordo para aumentar o consumo da bebida no país entre a cadeia produtora de vinhos finos no Brasil, supermercados e importadores, algumas importadoras já adicionaram em seus portfólios vinhos finos brasileiros, o que pode fazer mais rótulos nacionais chegar às gôndolas dos grandes varejistas. Além disso, há expectativa de que os produtos nacionais fiquem mais baratos até o começo do inverno – tudo, claro, se o consumo aumentar.

FALA PASIN!

Na próxima semana, Guilherme Pasin começa a cumprir a já tradicional agenda das entidades setoriais para estabelecer um diálogo direto com o poder. Antes dele, outros já cumpriram o périplo; depois, outros virão. A estratégia das entidades, apesar do palco político que praticamente obriga o convidado a dizer o que dele querem ouvir, oferece uma oportunidade importante para estabelecer posições, firmar parcerias e cobrar compromissos. Praticamente dos meses após a posse, o jovem prefeito sai de casa para ganhar o mundo real dos interesses corporativos e negociar. Além de saber qual discurso adotará o prefeito (será um contido gerenciador de crises ou o entusiasmado gestor de projetos da campanha?), como encontrou a casa e, agora com base real, como pretende realizar seu plano de governo, aí está uma chance de medir o poder de convencimento de Pasin junto aos setores da economia. Quem abre a série é a Ascon Vinhedos, na próxima segunda-feira, no primeiro encontro dos empresários da construção civil com o Chefe do Executivo depois da posse. Mesmo que o encontro tenha um formato de palestra, vão surgir questionamentos importantes, como os entraves para conseguir licenciamentos e outros problemas enfrentados pelo setor. Em março, no dia 12, será a primeira vez de Pasin no CIC como prefeito, no encontro de abre oficialmente as atividades externas da entidade no ano. Antes disso, quem quiser ouvir Pasin é só anotar: o 90.9 Debate volta ao ar, sempre pela Rainha FM, no sábado, 2 de março, recebendo o prefeito.

De malas prontas

Empresários serranos ligados aos setores moveleiro, metalúrgico e do vinho já começam a fazer as malas para uma nova missão empresarial do governo gaúcho. Desta vez, Tarso Genro vai liderar uma comitiva de políticos, gestores públicos, empresários e representantes de universidades rumo a Israel e à Palestina, entre o final de abril e o início de maio. O foco do governo gaúcho está na atração de investimentos para os parques tecnológicos e na construção de acordos com fabricantes de equipamentos de segurança e sistemas de irrigação do país e, claro, convencer empreendedores a investirem no Rio Grande do Sul. Mas a agenda terá espaço para os exportadores gaúchos, que tentarão encontrar novos mercados.

R$ 726 mil

Esse é o valor da multa aplicada à empresa responsável pelo vazamento de biodiesel no arroio Jaboticaba no último dia 5 de fevereiro, em Veranópolis. Além disso, a Oleoplan terá de reparar os danos causados pelo vazamento e responderá por crime de poluição. O valor ainda pode aumentar, pois ainda está sendo registrada a morte de peixes e aves no local. Caso as determinações judiciais não sejam atendidas, o valor pode até dobrar. A empresa investiga “as circunstâncias que causaram tal incidente”, mas garante “cooperação com as autoridades competentes, para que os fatos possam ser devidamente esclarecidos”.

CPI da Oscip

Não é à toa que a situação da Fenavinho chega agora a provocar a criação de uma CPI na Câmara de Vereadores, deferida na segunda-feira pelo presidente Valdecir Rubbo (PDT). A Fenavinho é uma empresa privada, desde 2011 na verdade uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), e recebe recursos públicos municipais, estaduais e federais. Portanto, sua utilização é do “interesse público”, como diz a sigla que antecede o nome Fenavinho. Mesmo que as prestações de contas tenham ocorrido – e até sido aprovadas pelos membros da associação –, isso não exime a Oscip de responder aos questionamentos da Câmara de Vereadores em relação a prestação de contas, incluindo dívidas e lista de credores das duas últimas edições. Mas, ao contrário de prestar os esclarecimentos, há pressão para uma ampliação dos prazos e enterrar a CPI. Não deve vingar. Os vereadores estão decididos a ir até o fundo do pote de ouro ao fim do arco-íris para descobrir o que existe além. Agora, os líderes das oito bancadas deverão apresentar até hoje o nome de pelo menos um representante para formar a CPI. Depois disso, a comissão tem cinco dias para ser instalada.

Ponto

Está prometido para o final do mês o projeto da duplicação das RSC-470 e RS-453, quando termina o prazo do Daer para ajustes.

A expectativa do governo gaúcho é poder publicar o edital no segundo semestre, o que poderia viabilizar as obras antes da virada para 2014.

A intenção do governo Tarso é começar a obra com recursos do BNDES. Mas Tarso sabe que será impossível concluí-la neste mandato.

Enquanto isso, a terceira versão do edital do Crema Serra segue sob análise da Divisão de Controle da Administração Indireta (DCI) da Contadoria e Auditoria Geral do Estado (Cage).

Só depois disso, volta à Central de Licitações (Celic) para publicação. Esperamos que, desta vez, para valer.

Associação Brasileira de Enologia encerra no dia 5 de abril o prazo de inscrições de trabalhos na quinta edição da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia.

Publicada desde 2009, a revista mostra resultados de pesquisa nas áreas vitícola, enológica, vinho e saúde e no mercado de uvas e vinhos, e já apresentou 38 trabalhos inéditos.

A revista será apresentada na 21ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2013, que será realizada dia 28 de setembro.