Dezenas de pessoas se reuniram em frente ao Fórum de Bento Gonçalves na quinta-feira, 15, para manifestar contra a manutenção da suspensão das aulas presenciais, provocadas pela bandeira preta e por uma liminar expedida pela Justiça, que proíbe a retomada do ensino em escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul. A manifestação teve início às 18h e percorreu ruas da cidade. O ato contou com a participação de pais, professores e alunos que pediam a volta das aulas.

Utilizando balões e roupas nas cores preto e amarelo, os participantes carregavam cartazes pedindo a retomada das atividades e a intervenção do Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar a liminar que impede o retorno. Denominada “Gaúchos pela Educação”, o ato ocorreu em diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Desde o início da pandemia, pais, professores e escolas particulares da cidade têm se manifestado pelo retorno das crianças às salas de aula. Apesar do desejo, uma liminar impede a retomada das aulas desde o dia 25 de fevereiro. O Governo do RS por diversas vezes tentou derrubar a ação ajuizada pela Cpers-Sindicato e pela Associação Mães e Pais pela Democracia (AMPD), porém, sem sucesso. A última ação foi encaminhada ao STF que ainda não decidiu se aceita o pedido do Estado ou se mantém a suspensão.

Fotos: Suellen Krieger