Mais de 160 casos respiratórios foram atendidos nos primeiros 10 dias de funcionamento da estrutura temporária instalada em frente ao Hospital Tacchini. O trabalho iniciou no dia 21 de março para receber pacientes que apresentavam sintomas condizentes aos casos do novo coronavírus.

De acordo com a instituição de saúde, a maior parte dos casos foram considerados leves, sendo necessário, apenas, o isolamento domiciliar, conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS). Os quadros que apresentaram qualquer fator de risco durante a avaliação da equipe médica foram encaminhados diretamente ao quarto, onde passaram a receber os cuidados necessários. 

Atendimento tipo Fast Track

A nova estrutura implantada para desafogar o pronto atendimento do hospital segue o modelo Fast Track, onde um enfermeiro aguarda o paciente em frente à estrutura para realizar a triagem. Casos sem sintomas respiratórios são encaminhados para o Pronto Socorro. Os que apresentarem febre, tosse, coriza e/ou falta de ar recebem uma máscara e são encaminhados para a nova estrutura.

Do lado de dentro, outro procedimento de triagem é realizado. Neste caso, é feita a medição de frequência cardíaca, respiratória, saturação e temperatura. Simultaneamente é aberto o boletim de atendimento. Em seguida, ele é encaminhado a um dos quatro consultórios existentes. Três são para pacientes adultos e um pediátrico. Ali, na mesma estrutura é realizada a avaliação e o encaminhamento para isolamento domiciliar ou internação. 

Mesmo com sintomas, paciente deve ligar

Apesar da grave situação devido a pandemia, as equipes de saúde do Tacchini observam a necessidade do contato telefônico, antes do deslocamento até a estrutura. De acordo com a equipe, o atendimento remoto, em muitos casos, é tão eficiente quanto o presencial, além de evitar aglomerações em um momento que exige cautela e cuidados redobrados.

A orientação é de que pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) busquem orientações pelo fone (54) 3055-7017/ 3055-7029 e WhatsApp pelo (54) 99267-1675. Já os que possuem plano de saúde Tacchimed têm à disposição o (54) 3455 4333 ou o WhatsApp (54) 9.9256 1756.

Tacchini participa de estudo clínico que avalia tratamento para o novo coronavírus

O Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde vai participar de estudos clínicos sobre o tratamento de pacientes com covid-19 hospitalizados na casa de saúde de Bento Gonçalves. O projeto é coordenado pelos Hospital Albert Einstein, Sírio-Libanês, HCor, Hospital Moinhos de Vento e a Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNET). Batizada de Coalizão Covid Brasil, a iniciativa deve contar com a participação de 40 a 60 hospitais de todo o Brasil, além do Ministério da Saúde e do laboratório farmacêutico EMS.

O Tacchini está cadastrado para participar de três diferentes pesquisas. Dois estudos envolvem a avaliação de azitromicina e hidroxicloroquina: um em pacientes hospitalizados com doença leve à moderada e outro em pacientes com doença grave. Já um terceiro avaliará o uso de corticoesteróides em pacientes em ventilação mecânica. 

Prazo para retomada das doações em Bento é indeterminado (foto: Fábio Becker)

Até o momento, o hospital foi aprovado no estudo Coalizão II, que envolverá casos considerados graves, ou seja, que necessitam de mais suporte respiratório. Nele, os pacientes receberão hidroxicloroquina e azitromicina e serão acompanhados pelas equipes da UTI, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e do Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde. A avaliação para os outros dois estudos ainda não foi finalizada. 

Mesmo com a participação no estudo, nem todos os casos estarão habilitados a participar do estudo clínico. Uma série de requisitos elaborados pela Coalizão devem ser rigorosamente observados e serão considerados critérios de inclusão ou exclusão de cada pesquisa. “A iniciativa é fundamental pois tem o objetivo de definir o melhor tratamento para pacientes hospitalizados com COVID-19. Serão diversos centros participando nacionalmente, e deseja-se ter os primeiros resultados já entre 60 e 90 dias”, comenta a médica Juliana Giacomazzi, Gerente do Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde.

Após aprovação pelo Conselho Nacional de Saúde (CONEP), que deve ocorrer nos próximos dias, o estudo será submetido para apreciação ética pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Tacchini. A partir da aprovação ética, a pesquisa poderá ser iniciada na instituição.

Fotos: Divulgação/Tacchini