O apoio ao setor de segurança pública de Bento Gonçalves é considerado fundamental pelas lideranças do setor. E grande parte desse auxílio na Capital do Vinho é feito pela Fundação Consepro de Apoio à Segurança Pública.

Conforme balanço divulgado pela entidade no final de 2017, o órgão investiu quase R$ 1 milhão ao longo do ano. O balanço foi divulgado pela instituição em um evento na sede do CIC, em 6 de dezembro do ano passado.

E, para 2018, a projeção é que a parceria seja mantida, com novos aportes de recursos para o setor, que tanto necessita de investimentos. Quem projetou o novo ano para o Semanário foi o então presidente do órgão, Elton Gialdi. No entanto, quem comandará o Consepro em 2018 será Laércio Pompermayer.

Conforme o agora ex-presidente do Consepro, Elton Gialdi, 2017 foi um bom ano, produtivo e de muito trabalho. “Acreditamos que conseguimos ajudar a melhorar um pouco as condições de nossa segurança Pública. O que merece destaque é o apoio de entidades e empresários que conseguimos mobilizar e sensibilizar para a causa da Segurança e onde o Consepro conseguiu amparo e apoio para desenvolver seus projetos. Sem o apoio das classes e da Sociedade não teríamos tido êxito”, afirma.

Na avaliação de Gialdi, o grande desafio do Consepro para 2018 será a captação de recursos para desenvolver projetos e ajudar o município a viver mais tranquilo e seguro. “Sem recursos a entidade não se justifica. Temos o compromisso de esclarecer para a nossa comunidade que não adianta sentarmos e ficarmos reclamando que o estado não faz a sua parte. Temos que nos unir e trabalhar cada um fazendo sua parte dando algo mais. Podemos nos ajudar e ter um sentimento maravilhoso de generosidade e realização”, projeta.

Ainda conforme o ex-presidente, a Entidade lançará novamente a campanha de doações espontâneas juntamente com o IPTU de 2018. Trata-se de uma taxa simbólica, com um valor anual que pode contribuir para a segurança pública. “Acredito que os bento-gonçalvenses irão ser solidários e ter esta grandeza de mais uma vez ajudar o Consepro”, projeta ele.

Questionado sobre o momento econômico enfrentado pelo país, a entidade entende que o Brasil, começa a dar sinais de melhora em sua economia. “No entanto, o brasileiro é muito imediatista. Para uma melhora sustentável e duradoura a evolução se dará a médio e longo prazo. Além disso, para consolidar, para chegarmos lá de fato o Governo ainda precisa ajustar uma série de desequilíbrios nas contas, que causam instabilidade e insegurança nos investimentos, finaliza Elton Gialdi, em sua avaliação.