Com vasta experiência na área da pedagogia Eliana Casagrande Lorenzini é uma pessoa alegre, extrovertida, ativa, determinada e batalhadora. “De bem com a vida”, como ela se define. “Gosto de desafios, mas também fico muito “braba” quando as coisas não saem como imagino”, salienta ela quando menciona seu senso crítico consigo mesma.

Desde pequena Eliana sempre esteve engajada em projetos. Na escola participava do Grêmio Estudantil, fazia teatro, declamava poesias e tinha uma participação ativa em tudo que envolvia a instituição escolar. Casou cedo e com os filhos pequenos, cursou a faculdade de Pedagogia – Administração Escolar. “Trabalhei desde meus 20 anos, como professora e diretora em diversas escolas. Fui Coordenadora de Educação (na época Delegada Estadual de Educação). Após minha aposentadoria do Estado, trabalhei por 10 anos no CIC-BG, convidada pelo então Presidente Ayrton Luiz Giovannini”, relata.

Neste tempo ela conciliou o trabalho com o voluntariado, sendo Presidente da Liga de Combate ao Câncer e logo depois foi convidada a ocupar o cargo de Coordenadora Executiva na transição do Patronato Bento Gonçalves para ABRAÇAÍ, entidade de Assistência Social, na qual esteve na função até dezembro de 2015 e, atualmente é presidente da Entidade. Além disso, Eliana presidiu por duas vezes a AMAVI – SG – Associação das Mulheres Amigas do Vinho da Serra Gaúcha.

Leonina, ela se considera uma pessoa transparente e espontânea. Gosta de participar de diversas atividades, além do trabalho, casa e filhos. Eliana explica que basta querer e se organizar para conciliar tudo que precisa fazer. Para ela cabe aquele ditado: “se queres que alguém faça algo, dê para o mais ocupado”, comenta com risos. E completa. “Sou agitada, minha família diz que sou aquela ‘que comanda'”, revela.

Viúva há 22 anos, Eliana é mãe de Leandro, 48 anos, que atualmente reside em Madrid e Giovana, 43 anos. “Minha filha é minha companheira, confidente e amiga”, orgulha-se. Além dos filhos Eliana cita sua mãe Júlia como inspiração. “Com 98 anos é um exemplo a ser seguido, lúcida e cheia de vida”, garante.

Durante estes anos, a dirigente, reconstruiu sua vida com seu companheiro, Luiz Carlos de Lucena, com que divide seus sonhos e realizações. Um exemplo de disposição e perseverança, ela ainda pratica Hidroginástica e Academia Personal. E falando sobre o futuro, Eliana revela seu maior sonho, publicar os escritos do seu pai, Amélio, em um livro, que promete realizar no próximo ano.