Os imigrantes italianos que povoaram no Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, eram pacíficos, ordeiros, conservados e pouco politicado, e apenas os moradores dos núcleos urbanos tinham algum envolvimento político, segundo o senso comum. Não devemos esquecer que os imigrantes eram homens do século 19, filhos da Revolução Industrial e dos movimentos de 1848, que marcaram as cenas políticas da Europa.

Como região politicamente da Capital, a chamada “Colônia Italiana”, mais sofreu do que promoveu as reviravoltas politicas que movimentaram o Rio Grande do Sul, na última década do século 19.
“MAS, HOJE, precisamos descobrir o verdadeiro sentido da política, porque estamos cansados de desconfianças em relação às pessoas que estão no poder.

É perceptível que a reflexão em torno do tema da politica tem se tornado um assunto urgente e necessário, sobre tudo no momento eleitoral, pois parece que o verdadeiro sentido da politica e a sua finalidade tem perdido em meio as ações dos políticos, sobre tudo dos maus políticos. Então, como pensar a politica de HOJE DIANTE DESTAS SITUAÇÕES???

Evidentemente, é preciso tomar consciência desta situação e, para evitar que se tornem políticos alguns homens e mulheres que tem apenas interesse em desviar verbas públicas para serem investidas em benefício próprio.

A partir do momento em que a politica for levada a sério, certamente a humanidade terá mais oportunidade de realizar seus projetos, bem como possibilitará que a sociedade ganhe em JUSTIÇA e em VERDADE. Mas, para que tudo isso aconteça, é preciso que a sociedade não se contente com a realidade politica e com as ações dos políticos, que fazem com que a verdadeira perca seu sentido e seu fim último…

É a conscientização e boa escolha dos candidatos nas eleições.

O leitor é convidado a votar conscientemente, pois assim e a partir desta realidade, tornando a administração pública um serviço ao bem comum. Pense nisso…

Como reflexão desta coluna semanal, precisamos buscar em nossa história, exemplos de eleições, que através delas, tornaram novos rumos. A história além de fazer-nos cívicos, nos dá exemplos e nos alerta para o futuro.

“Tenha a cidadão o gosto pelo voto e o orgulho de ser agente formador de uma NAÇÃO.”
VALORIZE SEU VOTO.