Com uma programação dinâmica e interativa, as atividades envolvem desde teatro de bonecos, pintura e desenho, fotografia, até a doação de livros e máquinas fotográficas para as atividades escolares

Com foco em proporcionar uma estratégia pedagógica que aproxima os alunos do seu ambiente escolar, além da oportunidade de um aprendizado com atividades lúdicas e criativas, o Instituto Brasil Solidário, através do projeto Plano Bienal Brasil Solidário, está promovendo uma jornada intensa de dois dias de oficinas práticas, nos dias 24 e 25 de abril, na Escola Municipal Professor Noely Clemente de Rossi, envolvendo alunos e educadores da rede pública de ensino.

A proposta conta com o apoio e parceria da Secretaria de Educação do município, na mobilização e no fomento das atividades. As formações ofertadas de forma gratuita, envolvem desde atividades de Artes Cênicas, Pintura e Desenho, Fotografia, Teatro de Bonecos, Oficinas Criativas, até uma capacitação em Mediação de Leitura, incluindo a construção de espaços literário, com materiais para montagem da biblioteca e doação de acervo de 500 livros para os projetos de leitura na região. Para as ações de educomunicação, a escola receberá 3 câmeras fotográficas para os alunos desenvolverem as atividades.

Durante a acolhida aos alunos a diretora da escola, Aline Manara, destacou sobre a oportunidade. “Eu quero agradecer imensamente esta oportunidade de aprendizado e ensino. Acompanhamos os trabalhos nas redes sociais do Instituto Brasil Solidário e nos encantou logo de cara. E hoje estamos vivenciando. Com certeza, com essas oficinas, vamos ter uma bagagem de conhecimento de vida”.

O diretor presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, enfatizou sobre a troca de experiências que serão oportunizadas durante as formações. “Aqui temos duas famílias juntas: a família Noely e a família IBS. Nós não viemos aqui ensinar, nós viemos trocar. Estamos aqui para aprender com vocês. E é uma troca por meio da tecnologia, da leitura, da pintura, da tinta, através da arte, do desenho. É para construir uma sociedade cada vez melhor. E as oportunidades que estamos trazendo desejamos que sejam levadas para dentro de nossas casas, nossas vidas. São trocas pedagógicas transversais, que dialogam com várias áreas do saber”.

Para secretária de Educação Adriane Zorzi “essas atividades, marcam um momento muito especial. Nós de Bento Gonçalves da Escola Noely agradecemos ao Instituto por abrirem para o município essa ação. Vocês alunos, professores, comunidade escolar, aproveitem cada momento. Temos um Brasil enorme com centenas de municípios que gostariam estar recebendo essa ação. Eles vieram de muito longe para realizar essa troca de experiências. Queremos que Bento Gonçalves seja referência na Educação, de fazer uma educação diferente através da arte, da leitura, da cultura. Com certeza, amanhã, no final da tarde, as oficinas já terão proporcionado outro olhar para todos nós”.

Durante o período do distanciamento social, o projeto desenvolveu uma Plataforma exclusiva com todo o suporte pedagógico e orientação para a elaboração das aulas online, incluindo práticas que os educadores terão a oportunidade de acompanhar todo o passo a passo na programação das oficinas presenciais. ‘’Acreditamos na ideia de que as oficinas presenciais ganham muito sentido, uma vez que já iniciamos um trabalho no formato EAD, nas mesmas temáticas do presencial, tornando as atividades ainda mais ricas, pois complementam um trabalho que vinha sendo feito a distância”, ressalta o Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore.

Sustentabilidade, Arte e Cultura como tema transversal

Utilizando materiais reciclados, reaproveitados, e de fácil acesso na comunidade, as oficinas apresentarão ideias simples, replicáveis e que já são multiplicadas nas 5 regiões do Brasil, através da metodologia do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, do Instituto Brasil Solidário.

No eixo de Incentivo à Leitura, a escola ganhará espaços literários lúdicos e criativos, com mobiliários sendo construídos a partir da reciclagem. Os cantinhos de leitura terão prateleiras e nichos de paletes, além de almofadas, tapetes e aventais literários.

Em Oficinas Criativas, os familiares dos alunos estão participando da atividade, produzindo material que será utilizado na biblioteca, utilizando a técnica de Patchwork, com uso de retalhos e restos de tecido para dar vida aos fantoches e tapetes literários que ficarão na escola. No Teatro de Bonecos, todos os personagens serão construídos com garrafas PET, pedacinhos de PVC e retalhos coletados pelos alunos da escola, práticas que poderão ser mobilizadas de forma interdisciplinar nas atividades pedagógicas em sala de aula.

Nesta Jornada do Conhecimento serão desenvolvidas sete oficinas:
1- Teatro de Bonecos (turma 61);
2- Artes Cênicas (Turma62) ;
3- Catalogação e Organização da Biblioteca (7º, 8º,9º anos);
4- Fotografia (7º, 8º,9º anos);
5- Desenho e Pintura (7º, 8º, 9º anos);
6- Desenho e Pintura 2 (7º, 8º,9º anos);
7- Oficinas Criativas – Convidados da Comunidade.

SERVIÇO

• Oficinas Práticas de Arte e Cultura em Bento Gonçalves
Data: Dias 24 e 25 de abril
Horário: 08h às 17h
Local: Escola Municipal Professor Noely Clemente de Rossi – Rua Carlos Cembranel, 127, bairro Santa Marta.

Fotos: Davi Probo