O fortalecimento da auto-estima e da identidade de um individuo e de uma sociedade estão relacionado ao conhecimento à preservação e à valorização do seu PATRIMÔNIO HISTÓRICO ARTISTÍCO E CULTURAL. A educação de ações culturais tem como finalidade socializar os conceitos fundamentais relacionada às pessoas e o conhecimento do Patrimônio Cultural do lugar que a pessoa vive. As construções, tradições e belezas naturais que uma geração deixa para as próximas são bens culturais que se recebe por herança…

A finalidade de PRESERVAÇÃO é proteger tais bens, para que as gerações presentes e futuras possam usufruí-las , reconhecê-las, admirá-las, preservá-las para melhor conhecer e entender a nossa HISTÓRIA nossa maior herança cultural.
Atualmente, as pessoas reconhecem a necessidade de PRESERVAR O PATRIMÔNIO CULTURAL, porque ele é insubstituível, e reconhecem também econômico da PRESERVAÇÃO. Um prédio derrubado é um bem destruído, enquanto que um prédio restaurado continua sua vida se temos em mãos sua história, seu inventário, sua data de construção e as principais características de sua arquitetura.

Os sítios Históricos e de VALOR CULTURAL atraem visitantes e querem conhecer e valorizar a nossa cultura. A preservação ajuda a estabelecer e manter o “SENTIDO DO LUGAR” que dá a uma comunidade a sua IDENTIDADE de valor HISTÓRICO E CULTURAL. Também melhora a qualidade de vida, já que os habitantes se beneficiam dos serviços e das atrações turísticas , mas acima de tudo as pessoas descobrem os valores da NOSSA GENTE E NOSSA CULTURA, NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO CULTURAL.

Todos nós devemos respeitar a fragilidade da terra. Todos precisamos ajudar na Preservação de locais belos e inigualáveis para futuras gerações desfrutarem… Descubra e apóie programas que visem à conservação e organização que trabalhem para preservar o meio AMBIENTE. Apóie programas que visem à construção e organização que trabalham na CONSERVAÇÃO de bens CULTURAIS. A MEMÓRIA ORAL é mantida principalmente, pela tradição. Trabalhando-a estaremos PRESERVANDO essa memória…

Convém ressaltar que MEMÓRIA ORAL é válida também pelas vivências… e experiências.
O Patrimônio Cultural cumpre um papel importante no turismo. Os exemplos são variados, compreendem desde a arquitetura trazida pelos imigrantes europeus que colonizaram a região, até manifestação do Patrimônio Cultural imaterial, como a nossa gastronomia e o nosso modo de fazer o vinho… – Você sabe quais os principais atrativos turísticos do nosso município? – Quais os atrativos turísticos do nosso município diretamente relacionados ao patrimônio cultural???