O fortalecimento da autoestima e da identidade de um indivíduo e de uma sociedade está estreitamente relacionado ao conhecimento, à preservação e à valorização do seu Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural.
A educação de ações culturais tem como finalidade socializar os conceitos fundamentais relacionada às pessoas e o CONHECIMENTO DO PATRIMÔNIO CULTURAL do lugar que a pessoa vive.
As construções, tradições e belezas naturais que uma geração deixa para as próximas, são bens culturais que se recebe por herança…
A finalidade de PRESERVAÇÃO é proteger tais bens, para que as gerações presentes e futuras possam usufruí-las, reconhecê-las, admira-las, preservá-las para melhor conhecer e entender a nossa HISTÓRIA, nossa maior herança cultural.
Atualmente, as pessoas reconhecem as necessidades de preservar o PATRIMÔNIO CULTURAL, porque ele é INSUBSTITUÍVEL, e reconhecem também o potencial econômico da PRESERVAÇÃO.
Um prédio derrubado é um bem destruído, enquanto que um prédio restaurado continua sua vida, sem termos em mãos sua história, seu inventário, sua data de construção e as principais características de sua arquitetura.
Os sítios históricos e de VALOR CULTURAL atraem visitantes e querem conhecer e valorizar a nossa cultura.
A PRESERVAÇÃO ajuda a estabelecer e manter o “SENTIDO DO LUGAR” que dá a uma comunidade a sua IDENTIDADE DE VALOR HISTÓRICO E CULTURAL. Também melhora a qualidade de vida, já que os habitantes se beneficiam dos serviços e das atrações turísticas, mas acima de tudo as pessoas descobrem os valores da NOSSA GENTE E NOSSA CULTURA, NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO CULTURAL.
Todos nós devemos respeitar e precisamos ajudar na PRESERVAÇÃO de locais BELOS E INIGUALÁVEIS para as futuras gerações desfrutarem…
APÓIE as pessoas e as instituições que trabalham na CONSERVAÇÃO de bens CULTURAIS.
A MEMÓRIA ORAL é mantida principalmente, pela tradição e valorização. Trabalhando – a estaremos PRESERVANDO essa memória…
Convém ressaltar que a MEMÓRIA ORAL á válida também peças vivências… e experiências…