EMI contará com uma equipe de aproximadamente 40 profissionais, com espaço para 120 alunos. Nome da escola homenageia professora Simone Dalla Costa Lemos, educadora que atuou, com destaque, em prol do meio ambiente

A educação em Bento Gonçalves acaba de dar um novo passo, proporcionando um espaço de excelência e qualidade para aproximadamente 120 crianças da comunidade. Com isso, nesta terça-feira, 13, aconteceu a inauguração da Escola Municipal Infantil do bairro Fátima. Na ocasião, foi assinado o Decreto que denomina a EMI como Simone Dalla Costa Lemos, em homenagem à servidora, professora e apaixonada pelo meio ambiente.

A construção conta com uma grande área. No hall de entrada está localizada a parte administrativa, com direção, secretaria e enfermagem. Há uma sala de atividades múltiplas, onde realizarão vários tipos de atividades. “Além disso, o saguão é bastante espaçoso, podendo também ser utilizado em dias de chuva. Tem cozinha, lavanderia, depósitos, banheiros para os educadores e um de acessibilidade, vestuários e banheiros infantis, que são só para as crianças. Também temos cinco salas de aula, cozinha, as salas do berçário, que tem um lugar específico para soninho e comportam trocadores nas salas. E mais, o pátio que tem solários é enorme, onde poderemos criar vários projetos ao meio ambiente”, declara a diretora, Simone Morbini.

De acordo com a diretora, a partir de janeiro a escola começará a receber os alunos. Ela destaca que a equipe está animada para ver o educandário cheio de crianças correndo e brincando. “Já estão sendo matriculados e estamos ansiosos para que comecem, vamos receber eles com muito amor. A comunidade é maravilhosa e todos estão de parabéns por ter inaugurado essa escola. Que possamos, junto às famílias, construir para eles um mundo melhor, onde possam ser cidadãos críticos, além de dar tudo de melhor que esse mundo tem a oferecer”, orgulha-se.

A professora Thaís Regina Prates, a secretária de Educação Adriane Zorzi, a diretora da escola Simone Morbini, a vice-diretora Marli Holdefer, a secretária-adjunta da Educação Adriana Razia e a pedagoga assessora Lívia Mezacasa, durante inauguração da creche

A equipe será formada com aproximadamente 40 profissionais, que além da parte didática e curricular, trabalhará com um método de ensino que visa criar um lugar de respeito, onde os alunos possam crescer e se desenvolver integralmente. “Temos que fazer algo a mais para o próximo e isso significa trabalhar com afeto e amor, ganhamos muito ao poder transmitir isso para as crianças. Acredito que viemos para esse mundo para nos cuidar, então a minha filosofia aqui vai além de toda essa parte mais pedagógica, é fazer com que eles se sintam amados, importantes e que estão nessa terra para crescer e ser feliz”, diz. Segundo Simone, a comunidade só tem a ganhar com o trabalho sustentável que será feito na escola. “É muito importante cuidarmos na natureza e queremos enfatizar isso, o nome da nossa escola já vem de uma pessoa muito grande nesta questão ambiental, sem dizer que temos uma área verde maravilhosa. Então todo mundo tem a ganhar, principalmente nossa prioridade, que são as crianças”, conclui.

Local seguro para as crianças da comunidade

Vinícius e Fabiane de Fraga, com o filho Benício, que será um dos alunos da escola

Uma das primeiras famílias a se beneficiar do funcionamento da nova escola é a de Vinícius e Fabiane de Fraga, pais de Benício, sete meses, uma das crianças que iniciarão na EMI Simone Dalla Costa Lemos, em janeiro de 2023. “Quando recebemos a lista, ficamos muito felizes. O espaço é ótimo para ele, tanto dentro, quanto do lado de fora. Eu amei a salinha de aula dele, achei tão fofo, tudo muito delicado”, elogia Fabiane. Como a grande maioria dos pais, saber que o filho está seguro, deixa tudo mais fácil no momento de integração. “O Benício irá fazer parte da turma do Berçário I, vai ser a primeira vez que vamos deixa-lo sem nenhum de nós, o coração fica apertado. Porém, acredito no trabalho das professoras e, sabendo que o local é seguro, ficamos mais tranquilos”, expressa a mãe.

De acordo com Fabiane, é de extrema importância ter uma escola municipal no bairro e tão perto de sua casa. “Ficará mais fácil na hora de ir trabalhar, por mais que no início estaremos apreensivos pelo neném ficar longe de nós. Falo em nome dos moradores do Fátima, é uma alegria ter esse espaço”, reconhece.

O que dizem as autoridades?

Para a secretária municipal da Educação, Adriane Zorzi, esse é um dia especial e concretiza um desejo antigo da comunidade. “É muito importante ter essa escola, as famílias estão vindo ansiosas realizar a matrícula e conhecê-la. Para nós, como Secretaria de Educação e Prefeitura, é uma alegria poder ajudar essas pessoas, que não precisarão se deslocar daqui para outro bairro e terão onde deixar suas crianças em segurança enquanto vão ao trabalho”, afirma. De acordo com Adriane, o nome da escola é uma homenagem a uma grande amiga e colega, profissional exemplar que tinha um grande amor pelo meio ambiente e pela educação ambiental. “Foi uma guerreira e pioneira em atividades relacionadas ao meio ambiente. Pelo espaço onde a escola está situada, que é a praça principal do bairro e pelo olhar que ela tinha por esse local, nós pensamos que seria o melhor lugar para homenageá-la. Ela nos deixou fisicamente no ano passado, mas seus ensinamentos e todo aquele amor, garra e cuidado com o outro e com o meio ambiente, ficou em forma de uma semente plantada em todos nós”, completa.

O Deputado Estadual eleito Guilherme Pasin, prefeito de Bento Gonçalves no período em que o projeto para construção da escola iniciou, parabenizou a administração municipal por entregar à comunidade um desejo de muitos anos. “Um sonho que representa o crescimento do bairro Fátima de ter uma EMI, de se tornar realidade. O reconhecimento e gratidão pela pessoa pública e de visão de futuro que a Simone sempre emprestou para a nossa cidade. Uma das maiores educadoras ambientais que com certeza vai fazer brilhar os olhos e as mentes destas crianças que passarem por aqui”, ressalta.

O Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira expressou sobre esse novo ciclo educacional na vida da comunidade de Bento Gonçalves. “Essa creche é um grande exemplo que tenho certeza vai dar uma qualidade para todo mundo que passar por aqui. O nome dessa escola está sendo uma homenagem para uma pessoa que fez a diferença na vida desta cidade inteira. Parabéns a todos. É uma conquista de população e cidadania de nosso município. Vida longa à nossa EMI Simone Dalla Costa Lemos”, valoriza.

A homenageada

Simone Dalla Costa Lemos atuou em escolas da rede municipal desde 1990. Nos anos 2000, exerceu o ofício de docente na Universidade de Caxias do Sul (UCS) Campus Bento Gonçalves, em cursos de Licenciatura por quase uma década, contribuindo na formação de centenas de professores. Em 1998, assumiu atividades na Secretaria Municipal de Educação (SMED), onde, entre diferentes funções, coordenou a área de Ciências e Meio Ambiente.

Além disso, escreveu livros e realizou diversas ações em causas relacionadas às pessoas e ao Meio Ambiente. Faleceu, em 2021 e deixa um legado de carinho e admiração para os colegas, família e comunidade.

Gilberto Antônio Lemos, marido da homenageada, diz que é difícil dimensionar a importância deste ato, principalmente pela professora sempre vivenciar os momentos e fazer um trabalho lindo com as crianças. “Ela sempre fazia o melhor possível, o que estivesse ao alcance dela. Não falo isso só como funcionária pública, mas como esposa, mãe, filha, irmã. E o mais importante de tudo isso, a Simone colocou a sementinha em relação ao meio ambiente no coração das crianças. Até hoje, eu vinha pensando e lembrava dos alunos que atravessavam a rua e mostravam para ela, muito felizes, a carteirinha dos agentes biológicos. O trabalho está muito vivo e espero que por muitos anos siga assim”, valoriza.

Fotos: Cláudia Debona