O governador José Ivo Sartori afirmou, na terça-feira, 28, que o edital para chamar as empresas interessadas na construção de dois presídios em Bento Gonçalves será lançado em abril. A ideia é que a parceria com a iniciativa privada permita a criação de mais 500 vagas em regime fechado e outras 150 em regime semiaberto. O anúncio ocorreu durante a inauguração da 13ª Fimma Brasil, feira internacional de máquinas, matérias-primas e acessórios para a indústria moveleira.

“Novos presídios deverão ser erguidos aqui até 2018. Apresentamos o modelo de negócios ao prefeito e aos empresários da construção civil na semana passada. A previsão é de que a licitação saia em abril”, adiantou Sartori. Na avaliação dele, o reforço das ações na segurança pública é uma forma efetiva de plantar sementes para um Estado mais moderno e eficiente.

“É importante destacar que nosso município será projeto piloto. Tenho certeza de que em breve este modelo de permuta com a iniciativa privada sirva de exemplo para todo o país”, avaliou o prefeito bento-gonçalvense, Guilherme Pasin.

As unidades prisionais serão construídas em terreno a sete quilômetros de distância do Centro. A vencedora da licitação receberá três terrenos em área nobre da cidade – dois do Daer e o que abriga o presídio atual, avaliados em R$ 40 milhões. A medida do governo do Estado atende à demanda da comunidade pedindo a transferência do atual presídio, localizado em uma área central da cidade.

*Informações Palácio Piratini

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário.