Os dias passam, as análises são feitas e as uvas começam a ficar prontas para colher. Chegou o período da Vindima, uma decisão tomada pelo enólogo junto com o viticultor. As conversas variam, mas a colheita é o assunto principal.

Hoje vou destacar a Vindima, falando sobre o que esse período significa para cada um dos produtores, enólogos e profissionais envolvidos. Vindima basicamente é o período entre a colheita da uva e a produção do vinho mas, por trás disso, é, de fato, muito mais. Muitas vezes são famílias completas que se deslocam para as vindimas, numa tradição que atravessa gerações.

A safra é o resultado de muito trabalho, suor, dedicação e amor. Envolvida no plantio, no cultivo e no cuidado está a alma daqueles que escolheram, para a vida, a profissão. Finalizada essa etapa, é hora de colher e é um período encantador. Aquele aroma pelos parreirais, a energia e história refletida em meio aos lindos cachos de uva. Dali em diante começa, então, uma segunda jornada. A produção dos vinhos e espumantes.

Atualmente, a tecnologia contribui muito, mas, sinceramente, é a paixão, o entusiasmo e o coração que dão a qualificação para que sejam elaborados os melhores produtos. Buscando enaltecer esse período e ainda, ganhar uma renda extra, com o passar dos tempos a Vindima transformou-se em um período de festa e muitas vinícolas vêm contando essa história de uma forma alegre, unindo o período a momentos de lazer. Cada uma da sua forma, traduziu sua trajetória em um momento de descontração, atraindo turistas. Eu amo muito tudo isso. Aqui na Serra, vivemos esse período de janeiro a março e estou compartilhando no meu instagram essas experiências para quem quiser aproveitar. Me escrevam, perguntem, deêm dicas. Vou adorar!