Ação faz parte do serviço de apoio aos profissionais que trabalham na linha de frente no combate ao novo coronavírus

Pelo menos 200 profissionais da área da saúde já realizaram atendimento psicológico e psiquiátrico em Bento Gonçalves. O trabalho faz parte de uma série de ações da secretaria municipal da Saúde que visa dar suporte aos servidores que estão na linha de frente ao combate do Covid-19 no município. O trabalho iniciou há cerca de 10 dias e tem orientação da coordenadoria de Saúde Mental.

Conforme a pasta, os atendimentos podem ser realizados de duas formas: presencial, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Zona Sul, mediante agendamento e online, através do aplicativo de mensagens WhatsApp. Para ampliar o serviço, as equipes de saúde mental seguem realizando a busca ativa dos profissionais e ofertando suporte psicológico por meio de contato telefônico. Para agendamento presencial, os telefones são: 3055-7302 (UBS Zona Sul) ou (54) 99917-7243, com Tatiane. O atendimento online é pelo (54) 99698-8199, com Francele.

De acordo com o coordenador de Saúde Mental de Bento Gonçalves, Maurice Bouwary, toda o processo elaborado é focado no cuidado e atenção aos funcionários das equipes que atravessam esse desafio desgastante e, em muitos casos, precisam de um tempo para conversar. “Bento tem trabalhado para que a população possa se sentir segura dentro desse momento tão difícil. Dentre as várias ações que elaboramos, o centro de atendimento psicológico busca apoiar os funcionários da Secretaria de Saúde, de motoristas a médicos, que estão na linha de frente do combate ao vírus. Temos ciência da importância de cada um nesse processo e por isso precisamos cuidá-los”, ressalta.

Além do serviço de atendimento, a pasta deu início a um trabalho de suporte mental, onde uma equipe realiza o monitoramento dos profissionais que exercem suas funções na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H), no bairro Botafogo.