O descendente de imigrantes alemães lançou um olhar às vinhas maduras do território de Bento Gonçalves, enquanto caminhava para a realização de um sonho. Era 1910. CARLOS DREHER FILHO dirigia-se para um pequeno porão transformado em ADEGA, iniciando a história dos vinhos DREHER.

Os recursos eram poucos, o equipamento precário e a matéria prima inconstante. Por outro lado, inexistia condições no mercado nacional: os vinhos importados da Europa detinham a preferência do consumidor. Todas as dificuldades foram enfrentadas por Carlos Dreher Filho, na tarefa ousada que empreendera.

Em pouco tempo a nova indústria começou a se firmar, embora uma inundação houvesse causado danos consideráveis na adega. Novas conquistas forma alcançadas: Carlos Dreher filho conseguiu implantar o cultivo de uvas brancas, por sua própria conta, mandando buscar na Alemanha videiras das melhores castas. A ADEGA DREHER partiu para o novo objetivo, tornando-se a pioneira na produção de vinho branco no Brasil.

O nome DREHER firmou excelente conceito no mercado nacional, com o passar dos anos. Internamente, modificações se processavam: em 1927, Carlos Dreher Filho admitiu como sócio seus filhos CARLOS DREHER FILHO e ERNY HUGO DREHER. Quando faleceu cinco anos mais tarde, encarregou-os de levar adiante o empreendimento pioneiro. Seus sucessores mantiveram inalterada a tradição dos bons vinhos DREHER.

Em 1965, a DREHER S.A. – Vinhos e champanhas produzia uma famosa linha que incluía os vinhos LIEBFRAUMILCH e BORBONHA; o champanha DREHER; o conhaque DREHER EXTRA VELHO; o aperitivo DRINK DREHER; e o WHISKY MANSION HOUSE, produzido com << malt whisky>> escocês.

“DREHER – de pai para filho desde 1910- era a logomarca que patrocinava as transmissões pela TV durante a COPA do mundo nos anos 70. E nesta época empregava esforço há a mais de meio século, no sentido de conseguir que o Rio Grande do Sul aprimorasse cada vez mais a qualidade de seus vinhos e a excelência de seus vinhos famosos em todo país e no estrangeiro”.

Nesta época, no campo internacional DREHER se fez presente em exportações de vinhos para os Estados Unidos; champanhe para Holanda; e vinhos, novamente para a Africa do Sul.

Faço esse Registro Histórico da importância das diversas Indústrias Vinícolas que foram um marco Histórico do nosso Município. Gostaríamos de resgatar esta parte, com as pessoas que guardam com muito carinho em suas casas, estas e outras lembranças históricas.