Eles largaram tudo para conhecer o mundo e diferentes culturas com um grande desafio: gastar o mínimo possível

 

Marcelino Attolini, 34 anos, trabalhava com móveis e computadores, enquanto Cesar Zanchettin, 27, trabalhava na construção civil, em Bento Gonçalves. Amigos há 15 anos, tinham em comum o desejo de viajar e conhecer o mundo. Começaram a fazer planos há mais ou menos cinco anos e, em 2019, resolveram dar vida a esse sonho.
Marcelino e Cesar já visitaram quatro países: Turquia, Egito, Emirados Árabes e Índia. A escolha pelo sudeste asiático não foi por acaso. Através de pesquisas, descobriram que lá o custo de vida era o mais barato possível, o que casava muito bem com o objetivo da dupla: conhecer o mundo gastando o mínimo.
Viajando desde o dia 14 de abril e sem roteiro engessado, eles pretendem ficar fora por dois anos e ainda visitar o Nepal, Mianmar, Laos, Tailândia, Camboja, Vietnã, Malásia, Filipinas, Indonésia, Nova Zelândia e Austrália.
Para poder viajar, Marcelino e Cesar fizeram reservas poupando dinheiro do salário e venderam seus bens, como carro, moto, bicicleta. Para economizar, eles praticam Workaway – troca de serviços por hospedagem e alimentação, em todos os lugares por onde passam. “Trabalhamos cinco horas por dia, cinco dias por semana. Nas horas vagas, saímos para conhecer a cidade”, comenta Cesar.
Para a dupla, que está curtindo cada momento, a maior dificuldade até agora foi na comunicação, visto que em alguns lugares a língua local que prevalece é o inglês. Mas se tem uma coisa que aprenderam até agora foi que as pessoas são muito receptivas. “Muito mais do que imaginávamos”, ressalta Marcelino.
“O objetivo da viagem era primeiramente sair da zona de conforto, conhecer novas culturas e lugares mundo afora gastando o mínimo possível”, comenta Cesar, feliz por relembrar os melhores momentos já vividos, como o trekking nas montanhas da Turquia, o passeio de quadriciclo no meio do deserto do Egito até uma tribo beduínos, a navegação pelo Rio Nilo e uma das maravilhas do mundo antigo, as famosas pirâmides. “No Emiratos Árabes tivemos o privilégio de conhecer o Burj Khalifa, o maior arranha-céu do mundo”, relembra Marcelino.
Viajar para qualquer lugar faz você sair da rotina e ver coisas às quais não está habituado. “Isso lhe coloca numa nova e interessante perspectiva. É inspirador conhecer um lugar novo, gente nova, uma língua ou sotaque diferente do seu. Viajar é, acima de tudo, aprender muito sobre gente, alma e cultura”.
Sem planos definitivos para o futuro, a dupla vive um dia após o outro, buscando inspiração para um negócio, já pensando que essa não será a primeira aventura. “Voltar a trabalhar para juntar dinheiro e poder sair para viajar novamente”, comenta Cesar.
Sobre as lições dessa viagem, Marcelino e Cesar garantem que já aprenderam coisas que nunca vão esquecer e que, a partir de agora, darão muito mais valor à vida e ao que têm. “O que vimos em alguns países foi muito chocante. Pessoas morando debaixo de pontes, dormindo dentro de carro, na sua loja de 2×2 m², e muita pobreza em alguns dos locais que passamos. Vimos um mundo totalmente diferente, temos muito que agradecer e dar valor para as coisas mais simples”, concluem.

 

Acompanhem a jornada dessa dupla em @mclivingtotravel