Média-metragem aborda uma década fundamental da cultura urbana de Bento Gonçalves

Estreado no ano de 2020, o documentário “Nem Eu sei Tudo” que registra uma década fundamental para a cultura urbana de Bento Gonçalves, da Serra Gaúcha e do Brasil, continua rendendo importantes frutos para cultura de Bento Gonçalves.

A produção bentogonçalvense foi selecionada para o Hip Hop Cine Fest, em Roma na Itália, um festival que de cinema internacional que reúne os principais filmes de Hip Hop do Mundo e nesse ano completa sua 3ª edição. O festival acontece nos dias 13 e 14 de maio de maneira presencial, mas a população local pode acompanhar de maneira online pelo site hiphopcinefest.org além do instagram @hiphopcinefest_org

Para Lucas Souza, um dos criadores e idealizadores da produção, esse festival é muito importante. “Colocamos o produto cultural local na capital italiana, onde muitos almejam estar, e é muito gratificante um produto do Fundo Municipal de Cultura continuar repercutindo anos depois do seu lançamento”, diz.

O média-metragem, rodado durante 2018 e 2020, mostra a trajetória do coletivo NEST, criado em Bento Gonçalves há dez anos, e da Battle In The Cypher, BITC, evento focado na Cultura Hip Hop organizado pelos b.boys William Sarate Ballestrin e Pedro Ramon Festa. Os dois, além de Lucas Souza e Diego Gheno, da Ancora Produções, assinam a produção do filme dirigido por Fernanda Turchetto.

Projeto feito com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, o filme aposta no registro do crescimento e amadurecimento da cena Hip Hop na cidade e região. As cenas têm participações da banda gaúcha Da Guedes, da Back Spin Crew, do MC Miliano, dos rappers Marcelo Gugu, P.MC, Síntese e Nego Max, do b.boy Onnurb e do grafiteiro Wagner Wagz, dentre outros artistas brasileiros e internacionais.

Focando na reverberação da cena para o plano da cultura urbana, “Nem Eu Sei Tudo” mostra a batalha de um coletivo para transformar vidas através do hip hop. Fala de movimentos urbanos e registra a potência de suas rodas para o fortalecimento dos laços de cultura e cidadania.

Fotos: Divulgação