Se o vinho jorra em cascatas reais, como preconiza o hino de Bento Gonçalves entoado no início da cerimônia de reinauguração do vinho encanado, ele também corre por dutos – e enche as taças não só da bebida, mas também de alegria. A volta da atração que deu fama à Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), sábado, 1º de junho, foi tratada como histórica pelo prefeito, Guilherme Pasin. “Nos reunimos aqui hoje, no marco zero da cidade, para respirar o que realmente nós somos”, disse, em referência à essência vitivinícola que projetou a cidade economicamente a partir do trabalho dos imigrantes italianos.

O vinho encanado, em plena Via del Vino, se constitui na primeira atração da 16ª Fenavinho, que volta ao calendário de eventos após um período de oito anos. “Ele é a alma da festa”, resumiu Diego Bertolini, coordenador do comitê responsável pela Fenavinho, que chega à sua 16ª edição, entre 13 e 23 de junho, juntamente com a ExpoBento, no Parque de Eventos.

Ambas, festa e feira, são promoções do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). Em seu discurso, o presidente da entidade, Elton Paulo Gialdi, lembrou que a retomada da festa surgiu pelo empenho do CIC-BG e pelo apoio recebido do poder público, num verdadeiro trabalho coletivo. “Muitos parceiros estiveram nesta empreitada para devolver a Bento Gonçalves uma parte importante de seu patrimônio histórico-cultural e turístico. Desta vez, sob os cuidados e zelo de nossa entidade, dando a chancela que doravante se tenha continuidade e consolidação dessa magnífica festa”, comentou Gialdi.

O presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto, comparou o trabalho do comitê da festa ao dos mineradores. “Vocês estão apresentando essa pedra preciosa reencontrada que é a Fenavinho. Vocês não a descobriram e nem serão os últimos a produzi-la, mas o mérito é de vocês em fazer todo esse trabalho e apresentar essa histórica festa”, disse.

A corte da Fenavinho também celebrou o retorno dessa emblemática atração da festa às ruas do município. “É uma alegria estar fazendo parte de mais um capítulo dessa história”, disse a Imperatriz do Vinho, Bárbara Bortolini. Sandi Marina Corso reforçou um outro símbolo da festa, que ocorre na esteira do vinho encanado. “Há muita programação aqui para vocês já entrarem no clima da festa. Amanhã (domingo, 2) teremos gincana e o desfile de carros alegórico, mais um marco da nossa festa”, disse a Dama de Honra. A também Dama de Honra, Ana Paula Pastorello, disse que o vinho encanado e a Fenavinho são referências da comunidade bento-gonçalvense: “foram marcos que projetaram a cidade em âmbito nacional”.

Fenavinho presta homenagem a precursores e parceiros

A retomada do vinho encanado só foi possível porque, com o mesmo espírito da festa, o envolvimento comunitário também se fez presente. Por isso, a solenidade se transformou num grande palco para homenagear os precursores da atração que faz parte da história da Fenavinho desde sua primeira edição, em 1967, e os parceiros atuais que possibilitaram essa nova etapa na trajetória da festa.

A placa – contendo a frase “A soma de diversos talentos permitiu resgatarmos essa atração icônica para nossa cidade” – foi entregue a sete personalidades, como Vitalino Nichetti, um dos responsáveis pela primeira edição do vinho encanado. “Toda homenagem nos emociona, e fico muito emocionado por estar representando, aqui, uma equipe muito grande de todos que fizeram o vinho encanado. O trabalho, quando é feito para a comunidade, é muito prazeroso”, disse.

Receberam a homenagem, ainda, Itacir Pozza, Hermínio Ficagna e Flávio Zilio, respectivamente, presidente, diretor geral e gerente de enologia da Cooperativa Vinícola Aurora – fornecedora do vinho e do suco da promoção –; Antônio Stringhini, da Zegla, empresa responsável pelo equipamento em aço inoxidável do vinho encanado; Juliano Mazzoco, da Monofrio, que realizou o sistema de refrigeração; e o prefeito, Guilherme Pasin.

Casa del Vino é rebatizada com nome do primeiro presidente da Fenavinho

Outro momento emocionante do dia foi a homenagem ao primeiro presidente da Fenavinho, Moysés Michelon. A partir de agora, a Casa del Vino, onde fica o vinho encanado, chama-se oficialmente “Casa del Vino Moysés Michelon”.

Presente na cerimônia, a filha de Moysés, Elaine Michelon, disse que a homenagem é um reconhecimento ao trabalho de seu pai e também eterniza o nome dele na casa que guarda uma grande ligação com a Fenavinho. “Ele sempre defendeu os valores do nosso povo, de quem trabalhou para fazer Bento Gonçalves. E vejo hoje, aqui, essa mesma valorização de quem está fazendo a Fenavinho, que transformou a cidade, contribuindo com sua pujança”, disse Elaine.

Desfile alegórico levou para a Via Del Vino, seis mil pessoas

Por um trecho de 300 metros, a identidade de Bento Gonçalves foi reverenciada pelas cerca de seis mil pessoas que acompanharam o desfile temático de carros alegóricos na tarde de domingo (02). A atividade fez parte de uma programação preparativa para o retorno da Festa Nacional do Vinho, cuja 16ª edição ocorre de 13 a 23 de junho, de forma integrada a ExpoBento 2019.

Cerca de 750 figurantes levaram para a passarela – entre a prefeitura e a Igreja Santo Antônio, no trecho conhecido como Via Del Vino – a tradição, os usos e os costumes dos imigrantes italianos, representados pelo trabalho, gastronomia e religiosidade, num corso que se destacou por enaltecer a alegria do imigrante.

A abertura coube ao hilário Tasta Vin, o personagem-símbolo da Fenavinho. Fanfarrão, não se contentou com apenas uma passagem pela avenida e foi a síntese do desfile: alegre e divertido, pegando carona em caminhões, subindo em tratores e empurrando os carros. Caracterizadas como imigrantes recém-chegados à cidade, autoridades como o prefeito, Guilherme Pasin, e o presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), Elton Paulo Gialdi – artífices do retorno da Fenavinho após oito anos –, passaram num tuc-tuc celebrando a alegria da festa. Os descendentes dos trentinos deram sequência ao desfile, representados pelos integrantes do Circolo e da Famiglia, seguidos do carro Maria Fumaça, da operadora turística Giordani Turismo.

Entre tantos atrativos, foram os distritos que protagonizaram a apresentação da essência do homem imigrante, responsável direto pela herança vitícola do município – e também pela sensação de pertencimento do público com aquilo que ele presenciava na avenida. Nos carros de São Pedro, Vale dos Vinhedos, Tuiuty e Faria Lemos, via-se a mescla do trabalho, com enxadas, pipas e teares, e da alegria, com cantorias, jogos de mora e dança. O desfile prosseguiu com a Linha Eulália, destacando sua rota turística de aventura com rapel e rafting, a Escola Fenavinho, que recebeu o nome por localizar-se a poucos metros do parque onde ocorre a festa, e o Centro de Patinação Rodas da Serra, entidade voltada à patinação artística.

Os dois últimos carros trouxeram as soberanas da 16ª Fenavinho, a Imperatriz do Vinho, Bárbara Bortolini, e as Damas de Honra, Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso, e parte do comitê responsável pela festa, juntamente a algumas embaixatrizes, que distribuíram taças de vinho ao longo do percurso do desfile.

Vinho encanado surpreende pelo sucesso no primeiro fim de semana

Reinaugurado festivamente no sábado (01) como um evento pré-Fenavinho, o icônico Vinho Encanado, sistema que ajudou a dar fama à festa, foi um sucesso junto ao público. A previsão inicial de comercializar 16 mil taças de vinho e de suco foi ultrapassada ainda no domingo (segundo dia da programação), com exatas 16.824 unidades, superandos os 2,4 mil litros de vinho tinto, vinho branco e suco consumidos pela comunidade. “Estamos encantados, maravilhados. O primeiro fim de semana do Vinho Encanado, engrandecido pelo Desfile de Carros alegóricos e outras atrações culturais temáticas, mais do que superou nossas expectativas. O público que esteve prestigiando a programação foi espetacular, participando de um evento cuja energia contagiou a todos. Está incrível! Foi uma amostra do potencial que acompanha o resgate da Fenavinho”, avalia Elton Paulo Gialdi, presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços, entidade promotora da 16ª Fenavinho.

A opinião positiva é compartilhada pelo prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin. “Este primeiro fim de semana trouxe toda cultura do nosso povo para o Centro da cidade e demonstrou que o retorno da Fenavinho será marcado pela emoção e o orgulho de ser de Bento Gonçalves. Que essa alegria, calor humano e união, sejam ainda maiores nos dias de festa. Que possamos juntos deixar esse momento marcado na história da nossa cidade”, diz,

Fonte: Exata Comunicação
Fotos: Exata Comunicação e Gustavo Bottega