Quatro agroindústrias do município estão expondo os produtos na maior feira do setor da América Latina. Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais destacam as vantagens da participação em evento deste porte

Inicia hoje, 4 de setembro, uma das feiras mais importantes do país, a Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer). Até o dia 12, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, inúmeros expositores vão ter a oportunidade de apresentar produtos dos mais variados segmentos. Nesta edição, Bento Gonçalves terá quatro agroindústrias familiares representando o município.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cedenir Postal, destaca os benefícios que os agricultores locais tem ao participar de um evento deste porte. “Às vezes, nem é tanto o quanto vende, apesar de, de todas as feiras, essa é a que mais comercializa. Mais importante que isso, é a divulgação dos produtos”, salienta.

Postal afirma que, ao longo do ano, é comum receber relatos de pessoas que experimentaram ou compraram algum produto e, por terem gostado, vão diretamente nas agroindústrias fazer compras. “É uma vitrine muito grande, porque é uma feira internacional”, analisa.

O Chefe do Escritório da Emater de Bento Gonçalves, Thompson Didoné, também aponta as vantagens da participação. “São inúmeras para os produtores, a maior é a visibilidade que os produtos vão ter para com prováveis futuros clientes”, afirma.

Didoné também percebe que os meses posteriores ao evento são importantes para os expositores que marcam presença. “A gente viu em outras edições que a venda direta é um benefício, mas vários consumidores que adquiriram produtos na feira, se fidelizaram depois. Então, o benefício imediato é a venda e a médio e longo prazo, é a fidelização”, assegura.

Expectativa positiva

Porão do Vale participa pela primeira vez do evento

O agricultor e proprietário da agroindústria Porão do Vale, localizada na Linha Zemith, no Vale dos Vinhedos, Sandro Vicentini, está feliz por ser a primeira vez que a família vai participar da Expointer. “Vai ser uma experiência nova. A expectativa é muito alta, porque é um grande negócio, que atrai bastante gente”, afirma.

Como a agroindústria já tem três anos, Vicentini revela que essa participação já era um desejo. “Estávamos esperançosos de conseguir, já tínhamos essa vontade, porque temos tudo legalizado. Agora surgiu a oportunidade, o Sindicado fez o convite, realizamos a inscrição e fomos selecionados”, comemora.

No estande, estão expostos seis tipos de vinho. “Estamos trabalhando com Merlot, Isabel, Bordô, Lorena, Tannat, Moscato Giallo e Niágara. Todas essas variedades estamos fazendo, por enquanto”, afirma.

A Casa Zottis, localizada no Vale do Vinhedos, também está estreando no evento. O proprietário, Juliano Zottis, conta o que espera com a participação.  “A expectativa é de fazer novos contatos, clientes e convidar as pessoas para conhecer nossa vinícola em Bento Gonçalves”, acrescenta.

A família está expondo diversas variedades de vinhos. “Vinhos de mesa e finos, nosso ícone moscato Hamburgo rosé, branco de mesa seco e suave, tinto de mesa e suave – estes dois são típicos da região -, vinho fino seco merlot”, pontua.

A Gallon Sucos, na Linha Alcântara, interior do município, também está presente. A proprietária, Marcia Gallon, conta que a empresa é pequena, familiar, produzindo em torno de 30 mil litros de suco anuais.

Esta é a sexta vez que agroindústria participa. Contudo nesta edição, a motivação está ainda maior. “A expectativa é muito grande, principalmente neste ano, onde estamos voltando, aos poucos, com essa retomada de feiras e eventos. Em função de toda situação que estamos vivendo, ela é maior ainda, justamente por ser uma das maiores feiras do agronegócio, isso nos motiva muito”, frisa.

De acordo com Márcia, o portfólio de produtos expostos vem crescendo com o passar dos anos. “Temos o suco tinto tradicional, a linha do orgânico e também dois lançamentos: o suco de uva branco de Niagara e o misto de mirtilo com uva”, menciona.

Localizada na Linha Ferri, em São Valentim 96, a Piccola Cantina está marcando presença no evento pela terceira vez. “Vamos para a feira com muita alegria, pois o retorno é muito importante para nós”, afirma a proprietária, Diva Flamia.

Após enfrentar queda nas vendas, devido a pandemia do coronavírus, a expectativa é muito positiva. “Para nós, a feira representa mais do que vendas, é uma grande vitrine para divulgar os nossos produtos que são feitos com muito amor e cuidado”, conclui.