Em visita a Porto Alegre, o turista carioca tomou um taxi e fez um “tour” pelos pontos turísticos da cidade. De tanto ouvir o carioca gabar-se das grandezas do Rio de Janeiro, tudo feito com beleza, de forma rápida e integrada com as belezas naturais daquela cidade, o taxista encheu o saco e resolveu calar. Ao passar pela ponte sobre o Guaíba, o carioca perguntou:

-“Então! Este estádio aí na frente é a famosa Arena do Grêmio?

De pronto o taxista respondeu:
-“Sabe tchê! Até nem sei! Ainda ondem não tinha nada aí”.

Bento está mais ou menos assim: obra nova por todo lado e nós, que aqui vivemos, nos surpreendemos com os acontecimentos.

Aquela casa velha, que até passava desapercebida quando das nossas andanças, já não está mais lá. Tem um tapume na frene e lá vem obra nova.

Aquele terreno baldio, que era um estacionamento, agora é um canteiro de obra nova. Um mundo em transformação.

Viajo muito e garanto que Bento Gonçalves é diferente. Enquanto outras cidades se acomodaram no tempo e envelheceram, nossa cidade parece o próprio universo em transformação. É só prestar atenção ou ficar um mês ausente para perceber tantas mudanças.

Vez por outra passamos por locais sem reparar no ao redor, ainda mais agora que o trânsito está devagar, devagarinho e parando. É fácil dar uma olhadela para o lado e ver as mudanças. Tenha muito cuidado para evitar a colisão com a traseira do carro da frente.

Somem os terrenos baldios, fecham os estacionamentos, desaparecem as casas velhas e tudo se renova. O que não muda: a praça pública e a rua, que são as mesmas de sempre.

Gente! A coisa ficou difícil para transitar de carro. Parece São Paulo! Fui de carro desde minha casa para assistir missa na Santo Antônio e voltei para estacionar na garagem de minha casa. Mais uns tempos e será melhor deixar o carro em casa. Aliás, surpreendeu-me a decisão do Mateus:

“Pai! Não quero esse carro de presente. Uso táxi e UBER.”
Na semana passada tive uma hora de conversa com o Tarciso e o assunto foi sobre a diferença entre a escolha de Gramado em centralizar suas atrações turísticas e a escolha de Bento em manter suas atrações no interior do município.

Com certeza Bento acertou: atrações no interior do município e no centro mais hotéis e restaurantes. O comércio até nem abre no centro de Bento e anda apagado para o turista, diferente de Gramado que tem um comércio voltado para o turista.

Ainda bem que no sábado, domingo e feriados o trânsito flui em Bento. Em Gramado: deixe seu carro no hotel e vá a pé!

Tem como melhorar isto? Mas é claro que sim! Ouçam o Tarciso.

Além do já feito tem muito por fazer. Só coisa boa!