O Esportivo tinha a vantagem de dois gols, porém, como visitante, não conseguiu segurar o ímpeto do Pelotas. O time de Bento Gonçalves repete a temporada passada e dá adeus à Divisão de Acesso nas quartas de final.

O Pelotas pressionou durante todo o primeiro tempo. Aos 30 minutos saiu na frente com  gol de Hugo Sanchez. De falta, acertou a meta de Muller. Antes do fim da primeira etapa, Roger Bastos e Giancarlo foram expulsos.

Com 20 homens em campo, o padrão de jogo foi mantido na segunda etapa – pressão dos mandantes. Aos 36 minutos, o “fôlego novo” Giovani aproveitou erro da defesa e fez 2×0. Antes do apito final, que levaria o jogo para os pênaltis, foi a vez de Cléverson anotar um gol para o Pelotas.

Com o placar de 3×0, o Esportivo foi eliminado da Divisão de Acesso. Assim como no ano passado, o alviazul deixa o torneio nas quartas de final. O Pelotas encara o Inter-SM na semifinal; Ypiranga e Aimoré decidem a outra chave. Os vencedores dos confrontos sobem para a primeira divisão.

ESPORTIVO: Luiz Muller, Thiaguinho, Fernando Cardozo, Gasparetto e Roger Bastos; Natan, Robert, Wélder (João Carlos), Vinícius Martins e Diego Torres (Eduardinho); Jean Carlos (Maycon). Técnico Cristian de Souza.

PELOTAS: Giovani; Lara, Dão, Felipe e Tatto; Carlão Moraes, Jean Roberto, Hugo Sanches e Xuxa (Giovani); Giancarlo e Jarro (Cléverson). Técnico Paulo Porto