Na noite de quarta-feira, 27 de fevereiro, o Esportivo voltou a vencer pela Divisão de Acesso. Após o 1 a 0 sobre o Tupi, a equipe de Bento Gonçalves viaja a Frederico Westphalen para encarar o União Frederiquense, que ainda não pontuou no estadual. Confronto encerra série ininterrupta de cinco partidas.

No domingo de carnaval, o Esportivo já volta a campo para enfrentar o União Frederiquense, na casa do adversário, em jogo válido pela 5ª rodada da Divisão de Acesso. Esta partida, assim como as outras do fim de semana, tem significado importante: o fim de uma longa sequência de jogos.

Desde a estreia, em 17 de fevereiro até o apito final do duelo em Frederico Westphalen, terão sido jogados cinco partidas em um período de 13 dias. Após o jogo contra o União, o Esportivo folga por oito dias, só voltando a campo no domingo seguinte para a disputa da sexta rodada.

De acordo com o volante Robert, que foi titular nas quatro primeiras rodadas e descansou por apenas 10 minutos, em Vacaria, o plantel de jogadores do Esportivo possibilita uma rodagem para que o desgaste seja atenuado. “Desde o começo de janeiro já sabíamos que isso ia acontecer. Não tivemos folga desde a estreia pois foi jogo atrás de jogo, mas o Gustavo Corrêa (preparador físico) soube nos recuperar. Além disso, nós temos um elenco forte, que permite o descanso para um ou outro atleta sem que o ritmo mude”, avalia.

Sobre o confronto contra o União Frederiquense, adversário que perdeu os seus três jogos, o meio-campista nega favoritismo ao Esportivo. “Independente se eles vêm bem ou não, não podemos subestimar o nosso adversário. Lá do outro lado tem qualidade e vamos enfrentar essa partida com muita seriedade para conseguir os três pontos”, conclui Robert.

Após a vitória sobre o Tupi, o técnico alviazul Carlos Moraes projetou o desafio da quinta rodada. “É o confronto mais difícil que vamos ter até aqui. Precisamos utilizar a inteligência (…). Se conseguirmos trabalhar de forma controlada poderemos aproveitar a situação que eles vivem”, acredita.

Depois de quatro jogos, o Esportivo segue sem ter um atleta suspenso por excesso de cartões. Apenas Athos e Renan estão pendurados. A base da equipe deve ser mantida, mas alterações em necessidade de descanso por conta de desgaste físico podem surgir. Lesionado, o ala Adriano Chuva deve ser ausência e dar lugar a Xaro, caso este se recupere de lesão. Esportivo visita o União Frederiquense na casa do adversário às 16h.


Foto: Enio Bianchetti, divulgação.